O ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA LUZ A PARTIR DA DIFRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Daniel Maggioni de Souza de Souza UTFPR
  • Natalia Neves Macedo Deimling UTFPR
  • Cesar Vanderlei Deimling UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53302

Palavras-chave:

Espectroscopia no visível. Ensino de Física. Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho visa compartilhar uma proposta para a implementação de um produto educacional aplicado ao ensino das propriedades da luz visível, com ênfase nos fenômenos de interferência e difração da luz, associando a interação da luz com a matéria. Trata-se de um produto educacional destinado à educação básica, resultado de um mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. Esta proposta descreve como ocorreu o desenvolvimento de um espectrômetro que utiliza materiais de fácil acesso, bem como a arquitetura Arduino, considerada uma eletrônica embarcada de baixo custo. Para além da realização de práticas que permitam a decomposição da luz por meio de prismas ou grades de difração, este arranjo experimental permite a mensuração das intensidades e comprimentos de onda presentes em um feixe de luz, permitindo avaliar também a interação da luz com diferentes materiais semitransparentes, permite conduzir o estudo das propriedades da luz em um contexto interdisciplinar, que pode permear pelas disciplinas de Química, avaliando a absorção de comprimentos de onda em diferentes soluções, ou de Biologia, avaliando a atenuação da luz ao ser transmitida por diferentes materiais biológicos, auxiliando com melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

 

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

DE SOUZA, Daniel Maggioni de Souza; DEIMLING, Natalia Neves Macedo; DEIMLING, Cesar Vanderlei. O ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA LUZ A PARTIR DA DIFRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 187–198, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53302. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53302. Acesso em: 8 nov. 2024.