O ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA LUZ A PARTIR DA DIFRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Daniel Maggioni de Souza de Souza UTFPR
  • Natalia Neves Macedo Deimling UTFPR
  • Cesar Vanderlei Deimling UTFPR

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53302

Palavras-chave:

Espectroscopia no visível. Ensino de Física. Educação Básica.

Resumo

O presente trabalho visa compartilhar uma proposta para a implementação de um produto educacional aplicado ao ensino das propriedades da luz visível, com ênfase nos fenômenos de interferência e difração da luz, associando a interação da luz com a matéria. Trata-se de um produto educacional destinado à educação básica, resultado de um mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. Esta proposta descreve como ocorreu o desenvolvimento de um espectrômetro que utiliza materiais de fácil acesso, bem como a arquitetura Arduino, considerada uma eletrônica embarcada de baixo custo. Para além da realização de práticas que permitam a decomposição da luz por meio de prismas ou grades de difração, este arranjo experimental permite a mensuração das intensidades e comprimentos de onda presentes em um feixe de luz, permitindo avaliar também a interação da luz com diferentes materiais semitransparentes, permite conduzir o estudo das propriedades da luz em um contexto interdisciplinar, que pode permear pelas disciplinas de Química, avaliando a absorção de comprimentos de onda em diferentes soluções, ou de Biologia, avaliando a atenuação da luz ao ser transmitida por diferentes materiais biológicos, auxiliando com melhorias no processo de ensino-aprendizagem.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CACHAPUZ, Antônio. et al. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo, Cortez, 2005. ISBN 85-249-1114-X.

CATELLI, Francisco; GIOVANNINI, Odilon; OLIVEIRA, Suzana França de. Espectrômetro amador: quantificando comprimentos de onda. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 951-970, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p951.

FERREIRA, Norberto C.; ALVES FILHO, José de Pinho. Espectrômetro óptico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 2, n.1, p. 31 - 36, 1985.

FLECK, Jeferson Albino. A Interação Radiação-Matéria e os Processos Reativos: Uma Sequência Didática Significativa para o Ensino Médio. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tramandaí, 2020.

GARCIA, Nilson Marcos Dias; KALINOWSKI, Hypolito Jose. Um espectroscópio simples para uso individual. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 11, n.2, p. 332 - 338, 1994.

GUIMARÃES, Fernando Feliciano. Proposta de sequência didática para o estudo da radiação do corpo negro no ensino médio. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.

HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009. 4 v. ISBN 9788521616054.

KLEPPNER, Daniel. Relendo Einstein Sobre Radiação. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87 - 91, 2004.

LÜDKE, Everton. Um espectrofotômetro de baixo custo para laboratórios de ensino:

aplicações no ensino da absorção eletrônica e emissão de fluorescência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, 1506, 2010.

MAGGIONI, Daniel; DEIMLING, Natalia Neves Macedo; DEIMLING, Cesar Vanderlei. O ensino da espectroscopia uv-vis na educação básica: considerações iniciais. Vitruvian Cogitationes. v. 3, n. 2, p. 269-278, 2022, ISSN 2675-9616.

MORAIS, Donizete Torres de. Estudo de ondas na perspectiva da aprendizagem significativa com a construção de um espectrômetro. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.

MOREIRA, Marco Antônio. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, 2017;1(1):1-13.

OLIVEIRA, Rilavia Almeida de; SILVA, Ana Paula Bispo da. William Herschel, os raios invisíveis e as primeiras ideias sobre radiação infravermelha. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 36, n. 4, 4603 2014.

PINTO, A. Custódio; ZANETIC J.. É possível levar a física quântica para o ensino médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n.1, p. 7 - 34, 1999.

SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32. ed., Campinas, SP: Autores Associados, 1999, 105p.

SEARS, Francis Weston; ZEMANSKY, Mark Waldo; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2016. 4v. ISBN 9788543005683 (v.1).

SOUZA, Damião Franceilton Marques de; et. al. Física óptica experimental - determinando o comprimento de onda através do experimento de duplas fendas. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID923_28062019182224.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2023.

SQUISSATTO, Anderson Graziane de Moura. Construção explicação de um fotômetro para o ensino da absorção da luz. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.

TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física: para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009. 3 v. ISBN 9788521617105.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

DE SOUZA, Daniel Maggioni de Souza; DEIMLING, Natalia Neves Macedo; DEIMLING, Cesar Vanderlei. O ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA LUZ A PARTIR DA DIFRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 187–198, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53302. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53302. Acesso em: 21 nov. 2024.