O ESTUDO DAS PROPRIEDADES DA LUZ A PARTIR DA DIFRAÇÃO NA EDUCAÇÃO BÁSICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53302Palavras-chave:
Espectroscopia no visível. Ensino de Física. Educação Básica.Resumo
O presente trabalho visa compartilhar uma proposta para a implementação de um produto educacional aplicado ao ensino das propriedades da luz visível, com ênfase nos fenômenos de interferência e difração da luz, associando a interação da luz com a matéria. Trata-se de um produto educacional destinado à educação básica, resultado de um mestrado em andamento no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, em parceria com a Sociedade Brasileira de Física. Esta proposta descreve como ocorreu o desenvolvimento de um espectrômetro que utiliza materiais de fácil acesso, bem como a arquitetura Arduino, considerada uma eletrônica embarcada de baixo custo. Para além da realização de práticas que permitam a decomposição da luz por meio de prismas ou grades de difração, este arranjo experimental permite a mensuração das intensidades e comprimentos de onda presentes em um feixe de luz, permitindo avaliar também a interação da luz com diferentes materiais semitransparentes, permite conduzir o estudo das propriedades da luz em um contexto interdisciplinar, que pode permear pelas disciplinas de Química, avaliando a absorção de comprimentos de onda em diferentes soluções, ou de Biologia, avaliando a atenuação da luz ao ser transmitida por diferentes materiais biológicos, auxiliando com melhorias no processo de ensino-aprendizagem.
Downloads
Referências
CACHAPUZ, Antônio. et al. A Necessária renovação do ensino das ciências. São Paulo, Cortez, 2005. ISBN 85-249-1114-X.
CATELLI, Francisco; GIOVANNINI, Odilon; OLIVEIRA, Suzana França de. Espectrômetro amador: quantificando comprimentos de onda. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, v. 34, n. 3, p. 951-970, 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.5007/2175-7941.2017v34n3p951.
FERREIRA, Norberto C.; ALVES FILHO, José de Pinho. Espectrômetro óptico. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 2, n.1, p. 31 - 36, 1985.
FLECK, Jeferson Albino. A Interação Radiação-Matéria e os Processos Reativos: Uma Sequência Didática Significativa para o Ensino Médio. 2020. 137 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Tramandaí, 2020.
GARCIA, Nilson Marcos Dias; KALINOWSKI, Hypolito Jose. Um espectroscópio simples para uso individual. Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 11, n.2, p. 332 - 338, 1994.
GUIMARÃES, Fernando Feliciano. Proposta de sequência didática para o estudo da radiação do corpo negro no ensino médio. 2018. 124 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão, 2018.
HALLIDAY, David; RESNICK, Robert; WALKER, Jearl. Fundamentos de física. 8. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009. 4 v. ISBN 9788521616054.
KLEPPNER, Daniel. Relendo Einstein Sobre Radiação. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 27, n. 1, p. 87 - 91, 2004.
LÜDKE, Everton. Um espectrofotômetro de baixo custo para laboratórios de ensino:
aplicações no ensino da absorção eletrônica e emissão de fluorescência. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 32, n. 1, 1506, 2010.
MAGGIONI, Daniel; DEIMLING, Natalia Neves Macedo; DEIMLING, Cesar Vanderlei. O ensino da espectroscopia uv-vis na educação básica: considerações iniciais. Vitruvian Cogitationes. v. 3, n. 2, p. 269-278, 2022, ISSN 2675-9616.
MORAIS, Donizete Torres de. Estudo de ondas na perspectiva da aprendizagem significativa com a construção de um espectrômetro. 2018. 88 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Maringá, Maringá, 2018.
MOREIRA, Marco Antônio. Grandes desafios para o ensino da física na educação contemporânea. Revista do Professor de Física, 2017;1(1):1-13.
OLIVEIRA, Rilavia Almeida de; SILVA, Ana Paula Bispo da. William Herschel, os raios invisíveis e as primeiras ideias sobre radiação infravermelha. Revista Brasileira de Ensino de Física, São Paulo, v. 36, n. 4, 4603 2014.
PINTO, A. Custódio; ZANETIC J.. É possível levar a física quântica para o ensino médio? Caderno Catarinense de Ensino de Física, v. 16, n.1, p. 7 - 34, 1999.
SAVIANI, Dermeval. Escola e Democracia. 32. ed., Campinas, SP: Autores Associados, 1999, 105p.
SEARS, Francis Weston; ZEMANSKY, Mark Waldo; YOUNG, Hugh D.; FREEDMAN, Roger A. Física. 14. ed. São Paulo, SP: Pearson Education do Brasil, 2016. 4v. ISBN 9788543005683 (v.1).
SOUZA, Damião Franceilton Marques de; et. al. Física óptica experimental - determinando o comprimento de onda através do experimento de duplas fendas. Anais do Congresso Nacional de Pesquisa e Ensino em Ciências, 2019. Disponível em: https://editorarealize.com.br/editora/anais/conapesc/2019/TRABALHO_EV126_MD1_SA7_ID923_28062019182224.pdf. Acesso em 22 de agosto de 2023.
SQUISSATTO, Anderson Graziane de Moura. Construção explicação de um fotômetro para o ensino da absorção da luz. 2018. 76 f. Dissertação (Mestrado em Ensino de Física) – Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Medianeira, 2018.
TIPLER, Paul Allen; MOSCA, Gene. Física: para cientistas e engenheiros. 6. ed. Rio de Janeiro, RJ: LTC, c2009. 3 v. ISBN 9788521617105.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).