TEORIA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE FÍSICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Richar Nicolás Durán Andrades
  • Romeu Miqueias Szmoski
  • Awdry Feisser Miquelin

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53297

Palavras-chave:

Ensino de Física. Construtivismo. Vygotsky. Tecnologia Educacional.

Resumo

O seguinte estudo tem por objetivo apresentar uma análise das pesquisas que utilizam o construtivismo como teoria de aprendizagem nos processos de ensino da Física mediados pelas tecnologias
nos últimos quatro (4) anos. A pesquisa é de tipo bibliográfica descritiva, onde permitiu realizar
uma revisão sistemática dos trabalhos selecionados. Para isso utilizou-se a metodologia chamada
Methodi Ordinatio proposta por Pagani, Kovaleski e Resende (2018), que permitiu fazer uma
filtragem dos trabalhos com maiores citações dentro das diversas bases de dados como; Scopus,
Web Science, Science direct e Scielo, tendo dados de nível nacional e internacional. As palavras
chaves utilizadas para a busca foram três (3) combinações apresentadas da seguinte forma; Physics teaching and constructivism and technology; Physics teaching and constructivism; physics
teaching and constructivism and educational technology. Como parte dos resultados se obteve um
total de 139 artigos voltados ao ensino da Física e finalmente apresentando a análises de 11 artigos
na área de Ensino de Física que relacionam teorias construtivistas. Foi possível conhecer algumas
ideias do cenário de pesquisas que abordam a utilização de algumas ferramentas de tecnologia
educacional nos processos de ensino-aprendizagem utilizando o construtivismo como teoria de
aprendizagem.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

ANDRADES, Richar Nicolás Durán; SZMOSKI, Romeu Miqueias; MIQUELIN, Awdry Feisser. TEORIA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE FÍSICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 104–117, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53297. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53297. Acesso em: 8 nov. 2024.

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