TEORIA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE FÍSICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53297Palavras-chave:
Ensino de Física. Construtivismo. Vygotsky. Tecnologia Educacional.Resumo
O seguinte estudo tem por objetivo apresentar uma análise das pesquisas que utilizam o construtivismo como teoria de aprendizagem nos processos de ensino da Física mediados pelas tecnologias
nos últimos quatro (4) anos. A pesquisa é de tipo bibliográfica descritiva, onde permitiu realizar
uma revisão sistemática dos trabalhos selecionados. Para isso utilizou-se a metodologia chamada
Methodi Ordinatio proposta por Pagani, Kovaleski e Resende (2018), que permitiu fazer uma
filtragem dos trabalhos com maiores citações dentro das diversas bases de dados como; Scopus,
Web Science, Science direct e Scielo, tendo dados de nível nacional e internacional. As palavras
chaves utilizadas para a busca foram três (3) combinações apresentadas da seguinte forma; Physics teaching and constructivism and technology; Physics teaching and constructivism; physics
teaching and constructivism and educational technology. Como parte dos resultados se obteve um
total de 139 artigos voltados ao ensino da Física e finalmente apresentando a análises de 11 artigos
na área de Ensino de Física que relacionam teorias construtivistas. Foi possível conhecer algumas
ideias do cenário de pesquisas que abordam a utilização de algumas ferramentas de tecnologia
educacional nos processos de ensino-aprendizagem utilizando o construtivismo como teoria de
aprendizagem.
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