TEORIA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE FÍSICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA

Autores

  • Richar Nicolás Durán Andrades
  • Romeu Miqueias Szmoski
  • Awdry Feisser Miquelin

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53297

Palavras-chave:

Ensino de Física. Construtivismo. Vygotsky. Tecnologia Educacional.

Resumo

O seguinte estudo tem por objetivo apresentar uma análise das pesquisas que utilizam o construtivismo como teoria de aprendizagem nos processos de ensino da Física mediados pelas tecnologias
nos últimos quatro (4) anos. A pesquisa é de tipo bibliográfica descritiva, onde permitiu realizar
uma revisão sistemática dos trabalhos selecionados. Para isso utilizou-se a metodologia chamada
Methodi Ordinatio proposta por Pagani, Kovaleski e Resende (2018), que permitiu fazer uma
filtragem dos trabalhos com maiores citações dentro das diversas bases de dados como; Scopus,
Web Science, Science direct e Scielo, tendo dados de nível nacional e internacional. As palavras
chaves utilizadas para a busca foram três (3) combinações apresentadas da seguinte forma; Physics teaching and constructivism and technology; Physics teaching and constructivism; physics
teaching and constructivism and educational technology. Como parte dos resultados se obteve um
total de 139 artigos voltados ao ensino da Física e finalmente apresentando a análises de 11 artigos
na área de Ensino de Física que relacionam teorias construtivistas. Foi possível conhecer algumas
ideias do cenário de pesquisas que abordam a utilização de algumas ferramentas de tecnologia
educacional nos processos de ensino-aprendizagem utilizando o construtivismo como teoria de
aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AMORIM, Cleber Alexandre et al. Development of a seismograph using piezoelectric sensors in Arduino platform. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, p. 1-8. Disponible en: <http://hdl.handle.net/11449/222955>.

ARAYA, Valeria; ALFARO, Manuela; ANDONEGUI, M. (2007). Construtivismo: Origem e Perspectivas. Laurus, 13(24), 7692.

ASRIAL; SYAHRIAl; KURNIAWAN, Dwi Agus; RAHMAT, Perdana; NUGROHO, Putut. (2019). Supporting Technology 4.0: Ethoconstructivist Multimedia for Elementary Schools. International Journal of Online Biomedical Engineering. Vol. 15 Issue 14, p54-66. 13p.

BRAGA, D. B.; VÓVIO, C. L. Uso de tecnologia e participação em letramentos digitais em contextos de desigualdade. In: BRAGA, D. B. (org.). Tecnologias digitais da informação e comunicação e participação social. São Paulo: Cortez, 2015. p. 33-67.

BRAVO, Bettina; PESA, Marta; BRAUNMULLE, Marine (2022). IDAS: a student-centered teaching methodology to encourage the learning of physics. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 44, e20210326. DOI: https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0326.

COELHO, P. M. F; COSTA, M. R. M; MOTTA, E. L. O. Formação de professores e integração pedagógica das Tecnologias da Informação e da Comunicação (TIC): da usabilidade técnica ao letramento digital. EccoSRevista Científica, n. 58, p. 11014, 2021.

CONFREY, J. 1990. What Constructivism Views on the Teaching and Learning of Mathematics, Constructivist Views on the Teaching and Learning of Mathematics. National Council of Teachers of Mathematics, Reston, V.A. pp.107-124.

DESLAURIERS, Louis; MCCARTY Logan S; MILLER, Kelly; CALLAGHAN K; KESTIN, G. (2019). Measuring actual learning versus feeling of learning in response to being actively engaged in the classroom. Revista PNAS. Setembro. 116 (39) 19251-19257. https://orcid.org/0000-0002-7981-9267.

FERNANDEZ, João V; FILHO, Arnaldo Luis L; GUEDES, Sandro; DURAN, Pedro M; PREARO, Ivan; CORDEIRO, Gustavo; HERNANDES, Andrei A; HADLER, Julio C. (2021). A new strategy for teaching nuclear physics and radioactivity for the new high school: web application guided self-learning. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, e20210295. https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0295

FERREIRA, Jacqueline dos Santos; CAVALCANTE, Gabriel Melo; RIBEIRO, Suezilde da Conceição Amaral. Contribuições das tecnologias digitais no ensino remoto a partir da pandemia da Covid-19. Revista Cocar, Belém, v. 15, n. 33, p. 1-15, 2021. Disponível em: <

https://periodicos.uepa.br/index.php/cocar/article/view/4409>.

GLÁUBER Dorsch; CARNEIRO, Thaisa da Cunha. (2021). Particle Physics in high school Part I: Quantum Electrodynamics. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 43, e20210083 https://doi.org/10.1590/1806-9126-RBEF-2021-0083

MORAES, R. (2003). Construtivismo e ensino de ciências: reflexões epistemológicas e metodológicas. Organizado por Roque Morais Porto Alegre. Editorial Edipucrs.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem Significativo: Fundamentação teórica y Estratégias Facilitadoras. Porto Alegre, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1996.

PAREDES, C. (2016). Aprendizaje basado en problemas (ABP): Una estrategia de enseñanza de la educación ambiental, en estudiantes de un liceo municipal de Cañete. Revista Electrónica Educare, 20(1), 126. https://doi.org/10.15359/ree.20- 1.6

POZO, Juan Ignacio. (1994). Teorías cognitivas del aprendizaje. 3 ed. Madrid: Morata.

RANGEL, A. P. (2002). Construtivismo: apontando falsas verdades. Porto Alegre: Mediação.

RODRIGUES, Diego Samuel; ARNOLD, Francisco Jose, (2022). Analyzing Atmospheric Pressure Variations in Time and Height: a Didactic Proposal Employing a Smartphone Barometer. Revista Brasileira de Ensino de Física, vol. 44, e20210422. https://doi.org/10.1590/1806-

-RBEF-2021-0422

SALICA, Marcelo; ALMIRÓN, Mirian; PORRO, Silvia (2020). Models of Didactic Knowledge of Scientific and Technological Content in Chemistry and Physics Teachers. Rev. Fac. Cienc. Tecnol. [online]. 2020, n.48, pp.127-141. pub May 04, 2021. ISSN 0121-3814.

https://doi.org/10.17227/ted.num48-12384.

VANDERBURG, Robert; MANN, Gemma; COWLING, Michael. (2021). Changing

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

ANDRADES, Richar Nicolás Durán; SZMOSKI, Romeu Miqueias; MIQUELIN, Awdry Feisser. TEORIA CONSTRUTIVISTA NO ENSINO DE FÍSICA MEDIADA PELA TECNOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 104–117, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53297. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53297. Acesso em: 21 nov. 2024.

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)