RPG GAMIFICADO: Utilizando o RPG pedagógico como atividade gamificada para o ensino de Física

Autores

  • Christopher Gimenes Barboza Instituto Federal do Paraná IFPR, campus Foz do Iguaçu
  • Marcos Fernando Soares Alves Instituto Federal do Paraná IFPR, campus Foz do Iguaçu

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53296

Palavras-chave:

RPG. Ensino de Física. Gamificação. RPG pedagógico.

Resumo

Buscando maneiras de superação à forma de ensino tradicional, algumas ferramentas de ensino
têm ganhado relevância nas últimas décadas, como é o caso da gamificação e do RPG pedagógico. A
gamificação refere-se à utilização de elementos encontrados em jogos em situações não relacionadas
a jogos e, aplicado no ensino, motiva os estudantes através de atividades lúdicas e divertidas. Já o
RPG pedagógico é um derivado dos Role-Playing Games (jogos de interpretação de papeis), porém,
voltado para o ensino através da contação de histórias compartilhadas envolvendo conteúdos
escolares. Através de uma revisão narrativa da literatura, buscou-se compreender a gamificação e
o RPG pedagógico, suas contribuições para o ensino e dificuldades de implementação. Devido
à similaridade destas abordagens, sendo a primeira uma ferramenta para transpor elementos
de jogos para as salas de aula e a segunda um jogo aplicado no ensino, buscou-se, também,
verificar se estas abordagens poderiam ser utilizadas de maneira conjunta no ensino de física
e, através desta análise, embasar a proposição de possíveis maneiras de realizar esta utilização
por parte dos professores de física. Compreendendo os elementos do RPG pedagógico e suas
possíveis transposições em atividades de física através da gamificação, foi possível propor a união
destas abordagens, aqui chamada de RPG gamificado, a qual apresentou vantagens em relação à
utilização individual de cada abordagem como, por exemplo, a maior facilidade na preparação das
atividades, assim como uma liberdade na escolha dos elementos do RPG que o professor pretende
relacionar aos conteúdos explicados em sala de aula. Com isso, observaram-se pontos positivos no
RPG gamificado que podem contribuir com o ensino de física no ensino médio, além de auxiliar o
professor com diferentes formas de explorar os conteúdos a serem ensinados.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

BARBOZA, Christopher Gimenes; SOARES ALVES, Marcos Fernando. RPG GAMIFICADO: Utilizando o RPG pedagógico como atividade gamificada para o ensino de Física. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 90–103, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53296. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53296. Acesso em: 12 nov. 2024.