COSMOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Paula Winter
  • Fabrício Tronco Dalmolin

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53295

Palavras-chave:

Cosmologia. Sequência de Ensino Investigativa. Cartilha educativa.

Resumo

Este artigo deriva de um Produto Educacional (PE) elaborado com base teórica na Sequência de Ensino Investigativa (SEI), estruturada na forma de Cartilha Educativa sobre o tema Cosmologia, a ser aplicada em uma turma de 1a Série do Novo Ensino Médio. As reflexões e discussões elaboradas perpassam por uma revisão teórico-conceitual que envolve os primeiros modelos Cosmológicos, os parâmetros do Universo Observável e os instrumentos da Cosmologia Observacional. Seu objetivo principal é resgatar alguns conceitos e enriquecer os conteúdos de Cosmologia, conhecer instrumentos usados para esse fim e as novas perspectivas que estão surgindo nessa direção. No desenvolvimento da SEI exploram-se fundamentos das pesquisas bibliográfica e exploratória, ambas de natureza qualitativa. A aplicação da SEI na prática docente ainda se encontra na fase inicial, mas tem sido observado que o tema desperta interesse e estimula a participação dos estudantes.

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Acesso em 20 de Setembro de 2023.

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Publicado

2024-04-10

Como Citar

WINTER, Ana Paula; DALMOLIN, Fabrício Tronco. COSMOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 80–89, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53295. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53295. Acesso em: 1 maio. 2024.