COSMOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA

Autores

  • Ana Paula Winter
  • Fabrício Tronco Dalmolin

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i1.53295

Palavras-chave:

Cosmologia. Sequência de Ensino Investigativa. Cartilha educativa.

Resumo

Este artigo deriva de um Produto Educacional (PE) elaborado com base teórica na Sequência de Ensino Investigativa (SEI), estruturada na forma de Cartilha Educativa sobre o tema Cosmologia, a ser aplicada em uma turma de 1a Série do Novo Ensino Médio. As reflexões e discussões elaboradas perpassam por uma revisão teórico-conceitual que envolve os primeiros modelos Cosmológicos, os parâmetros do Universo Observável e os instrumentos da Cosmologia Observacional. Seu objetivo principal é resgatar alguns conceitos e enriquecer os conteúdos de Cosmologia, conhecer instrumentos usados para esse fim e as novas perspectivas que estão surgindo nessa direção. No desenvolvimento da SEI exploram-se fundamentos das pesquisas bibliográfica e exploratória, ambas de natureza qualitativa. A aplicação da SEI na prática docente ainda se encontra na fase inicial, mas tem sido observado que o tema desperta interesse e estimula a participação dos estudantes.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ACEVEDO, J. A.; VÁZQUEZ, A.; PAIXÃO, M. F.; ACEVEDO, P.; OLIVA J. M.; MANASSERO, M. A. Mitos da didática das ciências acerca dos motivos para incluir a natureza da ciência no ensino das ciências. Ciência & Educação, Bauru, v. 11, n. 1, p. 1-15, 2005.

ANDRADE, G. T. B. Percursos históricos de ensinar ciências através de atividades investigativas. Revista Ensaio, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 121-38, 2011.

BRASIL. Ministério da Educação. PCN + ensino médio: orientações educacionais complementares aos parâmetros curriculares nacionais ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2000.

BRASIL. Ministério da Educação. Ciências da natureza, matemática e suas tecnologias. PCN.

Brasília: MEC/Secretaria de Educação Básica, 2006.

BRASIL. Ministério da Educação. Base nacional comum curricular para o ensino médio

BNCC. Brasília: MEC/ Secretaria de Educação Básica, 2018.

CARVALHO, A. M. P. Ensino e aprendizagem de ciências: referenciais teóricos e dados empíricos das sequências de ensino investigativas (SEI). In: LONGHINI, M. D. (Org.) O uno e o diverso na educação. Uberlândia: EDUFU, 2011. Cap. 18, p. 253-66.

FERREIRA, E. G. M. Aula 2. A expansão do universo: modelo cosmológico padrão e a história térmica do universo. 2022. Disponível em: <https://lambdadps.github.io/jayme/2022/pdf/Cosmo2022Aula2.pdf>.

FLICK, U. Introdução à metodologia de pesquisa: um guia para iniciantes. Tradução Magda Lopes. Porto Alegre: Penso, 2013.

FLICK, U. Introdução à pesquisa qualitativa. Tradução de Joice Elias Costa. 3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2009.

GIL, A. C. Métodos e técnicas de pesquisa social. 7. ed. São Paulo: Atlas, 2019.

GLEISER, M. A dança do universo: dos mitos de criação ao big bang. São Paulo: Companhia das Letras, 1997.

HENRIQUE, A. B. Discutindo a natureza da ciência a partir do episódio da história da cosmologia. Dissertação (Mestrado em Ciências). Instituto de Física da Faculdade de Educação. Universidade de São Paulo. São Paulo: USP, 2011.

MACEDO, G. L. N. Curso de cosmologia I: astrofísica para todos. Trabalho de Conclusão de Curso. 2022. Disponível em: <https://astrofisica.ufsc.br/curso-de-cosmologia/cosmologia1/>. Acesso em: 17 mar. 2023.

OLIVEIRA, C.; JATENCO-PEREIRA, V. Fundamentos de astronomia: cosmologia. São Paulo: IAF/USP, 2010. Cap. 18.

PARANÁ. Secretaria Estadual de Educação. Diretrizes curriculares para o ensino médio do Paraná: física. Curitiba: Seed, 2021.

RODRIGUES, J. C. Radiações e telescópio: uma proposta para o ensino médio. Dissertação (Mestrado Profissional em Física). Universidade Tecnológica do Paraná. Curitiba: UTFPR, 2016.

ROSENFELD, R. A cosmologia. Física na Escola, v. 6, n. 1, p. 31-7, 2005.

SANTOS, J. A. N. Pergunte a um astrônomo. Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas. São Paulo: IAG/USP, 2016.

SOUZA, A C. M.; SILVA, C. M. O.; BARBOSA G. C. et al. Ensino de ciências a partir de uma cartilha educativa: um estudo sistemático do poder das plantas curativas. Revista Educação e (Trans)formação, Garanhuns, v. 5, n. 2, p. 34-47, 2020.

TOLMASQUIM, A. T. Indução ou dedução: o método científico de Galileu e de Einstein. ComCiência [on-line], Campinas, n. 156, p. 1-4, 2014

TRINDADE, I. T. M.; OLIVEIRA, A. C. B.; SANTOS, B. C. P. et al. Astronomy in secondary school: using a guidebook in the teaching of chemistry. Research, Society and Development, v. 11, n. 13, p. e2191191335199, 2022.

WMAP (Wilkinson Microwave Anisotropy Probe) - Imagem da anisotropia da radiação cósmica de fundo em micro-ondas. (Março de 2006). Disponível em: <https://pt.wikipedia.org/wiki/Radia%C3%A7%C3%A3o_c%C3%B3smica_de_fundo_em_micro-ondas>.

Acesso em 20 de Setembro de 2023.

Downloads

Publicado

2024-04-10

Como Citar

WINTER, Ana Paula; DALMOLIN, Fabrício Tronco. COSMOLOGIA NO ENSINO DE FÍSICA NA EDUCAÇÃO BÁSICA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 1, p. 80–89, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i1.53295. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/53295. Acesso em: 23 nov. 2024.