INVESTIGAÇÃO DA APRENDIZAGEM SIGNIFICATIVA ATRAVÉS DA MODELAGEM COMPUTACIONAL DO MOVIMENTO HARMÔNICO SIMPLES COM O SOFTWARE MODELLUS
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.53087Palavras-chave:
Modelagem computacional. Movimento harmônico simples. Aprendizagem significativa. Sequência de ensino investigativa.Resumo
O uso de softwares educacionais tem se destacado como uma ferramenta eficaz para melhorar a qualidade do ensino, especialmente no contexto da inserção da informática na sala de aula. Neste estudo, investigamos evidências de aprendizagem significativa por meio da modelagem computacional no ensino do Movimento Harmônico Simples (MHS). Para alcançar esse objetivo, desenvolvemos uma Sequência de Ensino Investigativa (SEI) que faz uso do software Modellus, com o propósito de promover a aprendizagem significativa nos alunos. O procedimento metodológico adotado envolveu: 1) identificação dos conhecimentos prévios dos alunos em oscilações; 2) aulas expositivas para consolidar os conceitos relevantes; 3) preparação do material da SEI baseado no organizador prévio de Ausubel; e 4) aplicação da SEI em grupos de alunos em diferentes circunstâncias. Este estudo fundamentou-se na teoria da aprendizagem significativa de Ausubel e pesquisadores construtivistas, e os resultados indicaram que a metodologia aplicada promoveu uma aprendizagem significativa no ensino do MHS, bem como uma melhora na predisposição dos alunos para aprender. Concluímos que a utilização da SEI e do software Modellus são práticas pedagógicas favoráveis que podem auxiliar no ensino e aprendizagem dos conteúdos de Física, destacando o potencial das tecnologias educacionais para melhorar o processo de ensino e aprendizagem na disciplina.
Downloads
Referências
APPOLINÁRIO, F. Metodologia da Ciência: Filosofia e Prática da Pesquisa. São Paulo, Pioneira Thomson Learning, 2006.
ARAUJO, I. Um estudo sobre o desempenho de alunos de Física usuários da ferramenta computacional Modellus na interpretação de gráficos em Cinemática. Dissertação de Mestrado. Instituto de Física, UFRGS, Porto Alegre; 2002.
AUSUBEL, D. P. Aquisição e retenção de conhecimentos: Uma perspectiva cognitiva. Rio de Janeiro, Editora Plátano, 2003.
AUSUBEL, D.P. Algumas limitações psicológicas e educacionais da aprendizagem por descoberta. In: NELSON, L. N. O ensino: textos escolhidos. Trad. de Joshuah de Bragança Soares. São Paulo: Saraiva, 1980.
CARVALHO, A. M. P. (Org). Calor e temperatura: um ensino por investigação. São Paulo, Editora Livraria da Física, 2014.
CARVALHO, A. M. P.; CUNHA, C. M.; OLIVEIRA, L. P. Revista Ensaio, 20, 3, 445 (2018).
CARVALHO, P. C. Rev. Bras. Ens. Fís. 35, 3 (2013).
GONÇALVES, J. S. Softwares educacionais aplicados ao ensino de Física: uma proposta didática para o ensino do oscilador harmônico. São Luís – MA. 218 f. [Dissertação (Programa de Pós-Graduação em Rede - Ensino de Física em Rede Nacional/CCET). Universidade Federal do Maranhão. 2018.
HALLIDAY, D., RESNICK, R., & WALKER, J. Fundamentos de física. Volume 1: Mecânica, LTC Editora, 2016.
JIMOYIANNIS, A.; KOMIS, V. Teacher Dev. 5, 1 (2001).
LEMKE, J. L. Aprendendo a hablar ciencias: linguagem, aprendizajem y valores, Paidos. Barcelona, 1997.
MAILHIOT, G. Educação e Pesquisa. 4, 1 (1970).
MALHOTRA, N. K. Pesquisa de Marketing: Uma Orientação Aplicada. Porto Alegre, Bookman, 2006.
MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: a teoria de David Ausubel. São Paulo, Centauro, 2011.
MOREIRA, M. A. Desafios no ensino da física. Revista Brasileira de Ensino de Física, v. 43, suppl. 1, 2021.
MENDES, J. F., COSTA, I. F., de SOUSA, C. M. S. G. Rev. Bras. Ens. Fís. 34, 2, 2402 (2012).
NOVAK, J. D. Notas sobre a aprendizagem significativa e a aprendizagem mecânica. Revista Vertentes, UNESP-Assis, p.65-78, 1999
PASTANA, C. O.; NEIDE, I. G. Rev. Bras. Ens. Fís. 40, 1, 1402 (2018).
PONTES NETO, J. A. DA S. Teoria da aprendizagem significativa de David Ausubel: perguntas e respostas. Série-Estudos (UCDB), v. 21, p. 117-130, 2006.
RAMOS, A. G. Rev. Bras. Ens. Fís. 33, 3 (2011).
RESNICK, M.; WILENSKY, U. Beyond the black box: Talk-in-interaction in the computer science classroom. In Proceedings of the international conference of the learning sciences. 2, 2, 1993. pp. 169-176.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).