A IMPRESSÃO 3D COMO RECURSO DE ENSINO DE FÍSICA NO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v9i1.52937Palavras-chave:
Impressão 3D. Ensino de Física. Mecânica. Recurso de ensino.Resumo
Atualmente, discute-se a respeito das dificuldades que um professor de Física encontra para tornar o ensino desta disciplina mais interessante e acessível aos alunos na tentativa de propiciar uma verdadeira aprendizagem. Para contornar as dificuldades e levar aos alunos uma apropriação do conhecimento, é necessário que as práticas educacionais incluam diferentes recursos em sala de aula, entre elas, destacamos a tecnologia de impressão 3D. O objetivo deste estudo foi proporcionar aos alunos um desenvolvimento intelectual e contextualizado dos fenômenos físicos envolvendo alguns conteúdos de Mecânica usando a tecnologia de impressão 3D como geradora de recurso de ensino para as aulas de Física, a partir do desenvolvimento de duas propostas de atividades abordando os conteúdos de Máquina de Atwood e Colisões Mecânica. Essas atividades foram aplicadas com 64 alunos da 1ª série do Ensino Médio, de duas escolas particulares no município de Maringá (PR). Para analisar se a impressão 3D foi um recurso de ensino viável para o aprendizado, os alunos responderam a um questionário a respeito das atividades e sobre o potencial que a impressão 3D traz como recurso de ensino. Os resultados mostraram um cenário onde os alunos interagiram muito bem com as peças impressas 3D e para a maioria deles, elas ajudaram na compreensão do conteúdo abordado, indicando que a tecnologia da impressão 3D tem potencial para ser geradora de mais recursos úteis para os professores usarem em sala de aula.
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