REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DOS CONCEITOS DE ESPAÇO, TEMPO E VELOCIDADE ATRAVÉS DA CANÇÃO PARABOLICAMARÁ DE GILBERTO GIL
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.48690Palavras-chave:
Cinemática, Ciência e Arte. Bakhtin. Gilberto Gil. Ensino de física.Resumo
Apresentamos uma proposta de introdução do conceito de velocidade média sob o viés da CienciArte através de uma intervenção pedagógica, aplicada em um contexto de ensino remoto emergencial decorrente do cenário da pandemia de covid-19, na qual utilizamos a canção Parabolicamará, de autoria de Gilberto Gil, com o objetivo de promover uma discussão sobre conceitos e grandezas como tempo, espaço, velocidade, trajetória e referencial. Foi proposta, aos estudantes, uma reflexão sobre a evolução histórica dos meios de transporte e de comunicação, desde a época das grandes navegações, passando pelas rotas da diáspora negra e chegando aos dias atuais. Buscamos, desta maneira, apresentar uma proposta que vai de encontro às tradicionais metodologias de ensino e aprendizagem de cinemática que, historicamente, são caracterizadas pela valorização excessiva da matematização, da memorização de equações e pela resolução de muitos exercícios, comumente descontextualizados da vivência e do dia a dia dos estudantes.
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