REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DOS CONCEITOS DE ESPAÇO, TEMPO E VELOCIDADE ATRAVÉS DA CANÇÃO PARABOLICAMARÁ DE GILBERTO GIL

Autores

  • Artur Batista Vilar Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Kim Silva Ramos Instituto Oswaldo Cruz (IOC), Programa de Pós-graduação Stricto sensu em Ensino em Biociências e Saúde
  • Vera Lúcia Amorim da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio de Janeiro
  • Maria da Conceição de Almeida Barbosa-Lima Universidade do Estado do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.48690

Palavras-chave:

Cinemática, Ciência e Arte. Bakhtin. Gilberto Gil. Ensino de física.

Resumo

Apresentamos uma proposta de introdução do conceito de velocidade média sob o viés da CienciArte através de uma intervenção pedagógica, aplicada em um contexto de ensino remoto emergencial decorrente do cenário da pandemia de covid-19, na qual utilizamos a canção Parabolicamará, de autoria de Gilberto Gil, com o objetivo de promover uma discussão sobre conceitos e grandezas como tempo, espaço, velocidade, trajetória e referencial. Foi proposta, aos estudantes, uma reflexão sobre a evolução histórica dos meios de transporte e de comunicação, desde a época das grandes navegações, passando pelas rotas da diáspora negra e chegando aos dias atuais. Buscamos, desta maneira, apresentar uma proposta que vai de encontro às tradicionais metodologias de ensino e aprendizagem de cinemática que, historicamente, são caracterizadas pela valorização excessiva da matematização, da memorização de equações e pela resolução de muitos exercícios, comumente descontextualizados da vivência e do dia a dia dos estudantes.

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Publicado

2025-01-03

Como Citar

BATISTA VILAR, Artur; SILVA RAMOS, Kim; AMORIM DA SILVA, Vera Lúcia; DE ALMEIDA BARBOSA-LIMA, Maria da Conceição. REFLEXÕES SOBRE O ENSINO DOS CONCEITOS DE ESPAÇO, TEMPO E VELOCIDADE ATRAVÉS DA CANÇÃO PARABOLICAMARÁ DE GILBERTO GIL. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 106–118, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v8i3.48690. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/48690. Acesso em: 9 jan. 2025.