SIMULAÇÃO COMPUTACIONAL PARA O ENSINO DE ONDAS ESTACIONÁRIAS EM UMA CORDA
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v7i2.46671Palavras-chave:
Simulação computacional, Ondas estacionárias, Easy Java Simulations.Resumo
O presente trabalho apresenta uma ferramenta didática que visa o ensino de ondas estacionárias em uma corda e foi desenvolvida com o propósito de minimizar os efeitos negativos no processo de ensino-aprendizagem diante da impossibilidade de acesso a um laboratório de Física. Ao menos três procedimentos experimentais podem ser aplicados com o objetivo de validar o comportamento das ondas estacionárias em uma corda.
Downloads
Referências
Araújo, M e Abib, M. Revista Brasileira de Ensino de Física, 176 (2003).
MIRANDA, R. M. e BECHARA, M. J.. Uso de simulações em disciplinas básicas de mecânica em um curso de licenciatura em física. In: ENCONTRO DE PESQUISA EM ENSINO DE FÍSICA (EPEF), 9, 2004, Jaboticatubas, MG. Anais... São Paulo: Sociedade Brasileira de Física, 2004.
Esquembre, F. Easy Java Simulations, Plataforma de desenvolvimento de simulações computacionais disponível em https://www.um.es/fem/EjsWiki/.
Halliday, D. e Resnick, R. e Walker, J. Fundamentos de Física 1. 4 edição. Rio de Janeiro: LTC, 1996.
Serway, R. A. e Jewett, J. W. Princípios de Física Volume II. São Paulo: Cengage Learning, 2011.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Revista do Professor de Física
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).