O USO DO PLANET HUNTERS TESS COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA

Autores

  • Allan Ranieri Pereira Moreira Secretaria da Educação do Estado do Ceará
  • Francisco Borges Tavares

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i2.45800

Palavras-chave:

Planet Hunters TESS. Luminosidade. Kepler. Ensino de Astronomia.

Resumo

O presente trabalho consiste em uma breve análise da implementação do software Planet Hunters TESS como uma ferramenta para o ensino de astronomia. Através dos dados fornecidos pelo projeto Kepler é feito a análise de duas estrelas que são consideradas fortes candidatas a terem planetas orbitando em torno de si. Demonstramos de forma simples o cálculo para determina as massas, que é feito através da relação massa-luminosidade e da relação logarítmica entre a massa e luminosidade das estrelas. Essa analise é simples e pode ser facilmente realizado por alunos do ensino médio.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

COSTA JUNIOR, Edio da; FERNANDES, Bruno da Silva; LIMA, Guilherme da Silva; SIQUEIRA, Andreza de Jesus; PAIVA, Jéssica Natália Miranda; SANTOS, Marina Gomes e; TAVARES, João Pedro; SOUZA, Taynara Vitória de; GOMES, Thaciara Marcela Ferreira. Divulgacão e ensino de Astronomia e Física por meio de abordagens informais. Rev. Bras. Ens. Fis. 40, e5401 (2018). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/4TB9vNbxxWBbt6ndcygtjBh/abstract/?lang=pt. Acessado em: 12 de set. 2022.

LIMA, Nathan Willig; ALVES-BRITO, Alan; NASCIMENTO, Matheus Monteiro. Da Lei de Titius-Bode ao embate entre a Matéria Escura e a Dinâmica de Newton Modificada: uma trajetória epistemológica pela Astronomia. Rev. Bras. Ens. Fis. 44, e20210382 (2022). Disponível em: https://www.scielo.br/j/rbef/a/gchRVx5RPcGtxtM6Td9rJYF/. Acessado em: 12 de set. 2022.

Downloads

Publicado

2024-07-02

Como Citar

ALLAN RANIERI PEREIRA MOREIRA; FRANCISCO BORGES TAVARES. O USO DO PLANET HUNTERS TESS COMO UMA FERRAMENTA PARA O ENSINO DE ASTRONOMIA. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 2, p. 91–100, 2024. DOI: 10.26512/rpf.v8i2.45800. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45800. Acesso em: 2 jul. 2024.