ESTUDO DE SISTEMAS COM BLOCOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM LABORATÓRIO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS LEIS DE NEWTON
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.45573Palavras-chave:
Prática de experiência. Plano inclinado. Leis de Newton.Resumo
Este artigo aborda um estudo associado a uma prática experimental que foi desenvolvida no Laboratório de Física 1 com discentes do 2º período do Curso de Licenciatura em Física do IFAM-CMC. A atividade fez parte do planejamento associado à disciplina “Física Experimental I” ministrada no 2º semestre de 2018. Esse estudo teve como objetivo principal, demonstrar o potencial de contribuições da prática experimental para melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente uma aprendizagem significativa pelos discentes. Na oportunidade, foi proposto aos discentes um estudo de três casos de sistemas de blocos, através do dispositivo Plano Inclinado, tendo como fundamentos para interpretação e determinação de parâmetros as Leis de Newton. A pesquisa tem como metodologia a exploração experimental em caráter de investigação, considerando os casos analisados, vale ressaltar que os discentes se dividiram em três equipes, na qual cada equipe desenvolveu seu experimento, iniciando pela etapa de montagem e seguindo procedimentos experimentais previamente definidos, assim coletaram dados e levantaram parâmetros específicos de acordo com o sistema de blocos explorado com base na teoria desenvolvida em ambiente de sala de aula. Considerando os resultados alcançados e discutidos, entendemos o grau de importância de se desenvolver atividades com essa especificidade e de modo sistematizado, tendo em vista que isso corrobora a ideia de potencializar o aprendizado de conceitos físicos explorados no campo da Dinâmica, com a aplicação das Leis de Newton em sistemas de blocos, mediante o plano inclinado, proporcionando, a motivação, o interesse, a interação e uma significante aprendizagem dos discentes.
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