ESTUDO DE SISTEMAS COM BLOCOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM LABORATÓRIO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS LEIS DE NEWTON

Autores

  • Jair Jorge Martins de Mendonça Neto Instituto Federal do Amazonas
  • Hyure Souza Monteiro Instituto Federal do Amazonas
  • Aline Cardoso Braga Instituto Federal do Amazonas
  • Rommell Ferreira Martins Instituto Federal do Amazonas
  • Fabricio de Oliveira Farias Instituto Federal do Amazonas

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v8i3.45573

Palavras-chave:

Prática de experiência. Plano inclinado. Leis de Newton.

Resumo

Este artigo aborda um estudo associado a uma prática experimental que foi desenvolvida no Laboratório de Física 1 com discentes do 2º período do Curso de Licenciatura em Física do IFAM-CMC. A atividade fez parte do planejamento associado à disciplina “Física Experimental I” ministrada no 2º semestre de 2018. Esse estudo teve como objetivo principal, demonstrar o potencial de contribuições da prática experimental para melhoria da qualidade de ensino e, consequentemente uma aprendizagem significativa pelos discentes. Na oportunidade, foi proposto aos discentes um estudo de três casos de sistemas de blocos, através do dispositivo Plano Inclinado, tendo como fundamentos para interpretação e determinação de parâmetros as Leis de Newton. A pesquisa tem como metodologia a exploração experimental em caráter de investigação, considerando os casos analisados, vale ressaltar que os discentes se dividiram em três equipes, na qual cada equipe desenvolveu seu experimento, iniciando pela etapa de montagem e seguindo procedimentos experimentais previamente definidos, assim coletaram dados e levantaram parâmetros específicos de acordo com o sistema de blocos explorado com base na teoria desenvolvida em ambiente de sala de aula. Considerando os resultados alcançados e discutidos, entendemos o grau de importância de se desenvolver atividades com essa especificidade e de modo sistematizado, tendo em vista que isso corrobora a ideia de potencializar o aprendizado de conceitos físicos explorados no campo da Dinâmica, com a aplicação das Leis de Newton em sistemas de blocos, mediante o plano inclinado, proporcionando, a motivação, o interesse, a interação e uma significante aprendizagem dos discentes. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

LEIRIA et al. O papel das atividades experimentais no processo ensino-aprendizagem de física. XII Congresso Nacional de Educação. Curitiba, out. 2015.

MARSULO, M. A. G.; SILVA, R. M. G. Os métodos científicos como possibilidade de construção de conhecimento no ensino de ciências. Revista Electrónica de Enseñanza de las Ciencias, v. 4, n. 3, p. 1-12, 2005.

MOREIRA, M. A. Aprendizagem significativa: um conceito subjacente. Aprendizagem Significativa em Revista, Porto Alegre, v. 1, n. 3, p. 25-46, dez. 2011.

NUSSENZVEIG, H. M. Curso de Física Básica, 1: mecânica. 5. ed. São Paulo: Blucher, 2013.

SOUZA, A. J. A importância da Física Experimental no processo de ensino e aprendizado. 2010. 39 f. Monografia (Graduação em Física) Universidade Federal de Uberlândia, Minas Gerais, 2010.

TAVARES, R. Animações interativas e mapas conceituais: uma proposta para facilitar a aprendizagem significativa em ciências. Ciências & Cognição, v. 13, n. 2, p. 99-108, jul. 2008.

VILLANI, C. E. P.; NASCIMENTO, S. S. A argumentação em ensino de ciências: uma atividade experimental no laboratório didático de física do ensino médio. Investigações em Ensino de Ciências, Porto Alegre, v. 8, n. 3, p. 187-209, dez. 2003.

VIZZOTTO et al. Breve reflexão sobre a importância do método científico. Instituto Metodista de Ensino Superior. São Paulo, n. 20, p. 113-125.

Downloads

Publicado

2025-01-03

Como Citar

JORGE MARTINS DE MENDONÇA NETO, Jair; MONTEIRO, Hyure Souza; BRAGA, Aline Cardoso; MARTINS, Rommell Ferreira; FARIAS, Fabricio de Oliveira. ESTUDO DE SISTEMAS COM BLOCOS: UMA INVESTIGAÇÃO EM LABORATÓRIO DE FÍSICA ATRAVÉS DAS LEIS DE NEWTON. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 8, n. 3, p. 1–23, 2025. DOI: 10.26512/rpf.v8i3.45573. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/45573. Acesso em: 9 jan. 2025.