ESTUDO DA TERMODINÂMICA NO ENSINO MÉDIO POR MEIO DA MODELAGEM CIENTÍFICA E CICLOS DE MODELAGEM
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v5i3.39056Palavras-chave:
Instrução por modelagem. Modelo representacional-teórico. TermodinâmicaResumo
O trabalho investiga a aprendizagem da Termodinâmica usando a modelagem científica no Ensino Médio na cidade de Acopiara, CE. Exploramos modelos representacionais, com acepção de Mario Bunge, acerca das Leis da Termodinâmica a partir do funcionamento de um motor a combustão interna de uma moto usando a instrução por modelagem. O estudo revela dificuldades iniciais de representação de uma situação real do funcionamento do motor, no processo didático os estudantes foram progredindo e se apropriando de aspectos conceituais da física. Todos os estudantes se envolveram de forma ativa na elaboração dos modelos. Houve uma melhoria em suas aprendizagens sobre o assunto e um despertar para sempre estarem aprendendo por meio da investigação dentro ou fora da escola
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