São João Quântico e o “arraiá” da Física Moderna: uma experiência didática no 3º ano do Ensino Médio

Autores

  • José de Sousa Leite Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (UNIFESSPA)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25899

Palavras-chave:

Ensino. Aprendizagem. Física Moderna.

Resumo

O trabalho está pautado no protagonismo do aluno, inovação da dinâmica escolar do ensino de ciências e proposta progressista de inserção da Física Moderna na Educação Básica. Com isso, ressalta-se a evidente resistência ou exclusão da Física Quântica das propostas de ensino. Para tanto, a presente experiência didática visa dizer que a ciência do início do século XX (Max Planck e outros) precisa fazer parte da escola do século XXI.

O tema ora proposto é fruto do Mestrado Nacional Profissional de Ensino de Física (MPNEF) e tem como origem as provocações promovidas pelas disciplinas Marcos Teóricos da Física (prof. Dr. Erico Novais) e Mecânica Quântica (prof. Dr. Edney Granhen). Diz-se, nas rodas de conversas de professores que o ensino-aprendizagem deve partir dos conhecimentos prévios dos estudantes. Assim, permite-se concluir que a realidade e o cotidiano dos nossos discentes estão permeadas de Física Moderna. Portanto, existe uma grande gama fenômenos e perguntas que só poderão ser respondidas e compreendidas com a Teoria da Relatividade ou a Mecânica Quântica. Então, por que não introduzir esses saberes no ensino básico? Ou melhor, desde do ensino fundamental?

Dessa forma, buscou-se em parceria com a Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará (Polo 29 ”“ Marabá/PA) apoio para incluir os alunos da Escola Estadual Romildo Veloso e Silva (Ourilândia do Norte-PA) nessa nova realidade de se fazer ciência. É fantástico e significativo observar o brilho nos olhos dos alunos ao compreenderem o porquê das lâmpadas que iluminam as ruas da cidade ao ligarem e se apagarem sem um processo manual, simplesmente através do Efeito Fotoelétrico (Albert Einstein).

Por conseguinte, cabe dizer que dois projetos ganharam raízes e estão produzindo frutos no município de Ourilândia do Norte-Pará para os alunos do 1º ao 3º ano do Ensino Médio. São eles: A caminho da UNIFESSPA (Universidade Federal Sul e Sudeste do Pará) e São João Quântico: o “arraiá” da Física Moderna”. O primeiro, resume-se na visitação e participação das mostras científicas da universidade e, o segundo, trata-se de um produto final da disciplina Mecânica Quântica. O segundo, consiste na proposição de uma transposição didática através de uma Mostra Científica para comunidade escolar dos conteúdos Teoria da Relatividade Restrita, Elementos da Mecânica Quântica e os Desafios da Física no século XXI (partículas subatômicas, atômicas e nanotecnologia).

Destaca-se, que a proposta inicial desse produto era realizar um Carnaval Quântico, mas como a culminância se deu no mês de junho (Festas Juninas/ São João), os alunos decidiram transformar o evento em uma festa São João “Quântico”. Desta forma, a culminância do projeto ocorreu conforme as caracterizações das festas juninas locais (decoração e trajes). Uma forma de conectar a ciência com o cotidiano e atrair a atenção dos convidados. Por fim, a mostra foi um verdadeiro “arraiá” de São João (bandeirolas, conversas caipiras, fogueira artificial, comidas típicas, etc.).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-07

Como Citar

LEITE, José de Sousa. São João Quântico e o “arraiá” da Física Moderna: uma experiência didática no 3º ano do Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 95–96, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25899. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25899. Acesso em: 18 abr. 2024.