Aplicação de sequência de ensino sobre eletrodinâmica: compreendendo o funcionamento de circuitos
understanding how circuits function
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25898Palavras-chave:
Ensino de Física. Eletrodinâmica. Circuitos Elétricos.Resumo
Este trabalho surgiu diante da necessidade de modificar as abordagens iniciais realizadas no conteúdo sobre eletrodinâmica em uma turma de terceira série do ensino médio de uma escola pública de tempo integral na Cidade de Rio Branco, Acre. O primeiro conteúdo apresentado na unidade foi sobre potência elétrica e consumo de energia e repercutiu como uma grande dificuldade para as turmas que alegaram, através de um diagnóstico feito pela coordenação pedagógica da escola, dificuldades em compreender o novo conteúdo que estavam estudando. Diante dessa situação fez-se necessário modificar as abordagens que seriam feitas no próximo conteúdo que trata sobre circuitos elétricos. Os alunos apresentaram dificuldade em compreender os novos conceitos e associá-los à realidade. O próximo passo seria resolver exercícios que teriam como pré-requisito parte dos conceitos estudados no começo da unidade e a turma mostrou-se apreensiva pelo nível de dificuldade. Para modificar essa expectativa foi realizada a aplicação de uma sequência de ensino inspirada nas teorias das hierarquias de aprendizagem de Gagné (MOREIRA, 1999) e a teoria de ensino em espiral de Bruner (MOREIRA, 1999), aplicando a leitura do livro didático em uso na escola, mostrando circuitos elétricos em pranchetas, medindo as grandezas elétricas e finalizando com apresentação de simulador de circuitos elétricos da plataforma Phet Interative Simulations[1]. O processo de avaliação das aulas incluiu a construção de um mapa conceitual para verificação da aprendizagem desenvolvida (MOREIRA, 2006).
[1] Accessível no sitio: https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulations/category/new
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).