Equilíbrio e Elasticidade: ensinando física por meio da construção de estruturas de palitos de picolé e bancos de concreto armado

Autores

  • Khelbes Roberto da Silva Secretária de Estado da Educação de Goiás
  • Jalles Franco Ribeiro da Cunha Universidade Federal de Goiás (UFG) - Catalão

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25894

Palavras-chave:

Aprendizagem significativa crítica. Estática. Treliças.

Resumo

O ensino de Física no ensino médio, deve ir além da memorização de equações e aquisição de informações que não fazem sentido para o aluno. A proposta em questão, procura por meio da aprendizagem significa crítica como propõe Moreira (2005) por meio dos onze princípios norteadores, um ensino de Física mais eficiente. O presente estudo visa trabalhar os conteúdos de equilíbrio e elasticidade por meio de uma sequência didática que visa o ensino centrado no aluno, onde “o professor fale menos, narre menos, e o aluno fale mais, participe criticamente de sua aprendizagem, Moreira (2017)”. Dessa maneira o conhecimento da Física deve ser apresentado “através de estratégias instrucionais que levem o aluno a falar mais, ou seja, a externalizar para o professor os significados que está captando Moreira (2017)”.

A proposta busca estabelecer relações entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio Moreira (2017) das(os) aluna(o) por meio de aulas que iniciam com práticas que visam o princípio da interação social e do questionamento. Às vezes ao iniciar um conteúdo de Física, os alunos começam a fazer questionamentos, tais como: “Professor, onde vou usar isso? Para que serve isso no meu dia-a-dia? Qual o significado desse experimento para minha vida?” Em face desses questionamentos surgiu, durante uma das nossas aulas, uma proposta de se construir bancos para que os alunos pudessem ficar mais bem acomodados no ambiente escolar. Nessa proposta, procuramos fazer com que a Física não seja uma disciplina desconectada da realidade, o que possibilita as(os) alunas(os) agir na realidade escolar por meio situações promovidas em sala de aula, produzindo o próprio banco de sentar, um objeto indispensável ao ser humano independente de sua estética.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

DA SILVA, Khelbes Roberto; DA CUNHA, Jalles Franco Ribeiro. Equilíbrio e Elasticidade: ensinando física por meio da construção de estruturas de palitos de picolé e bancos de concreto armado. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 85–86, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25894. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25894. Acesso em: 29 mar. 2024.