Equilíbrio e Elasticidade: ensinando física por meio da construção de estruturas de palitos de picolé e bancos de concreto armado
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25894Palavras-chave:
Aprendizagem significativa crítica. Estática. Treliças.Resumo
O ensino de Física no ensino médio, deve ir além da memorização de equações e aquisição de informações que não fazem sentido para o aluno. A proposta em questão, procura por meio da aprendizagem significa crítica como propõe Moreira (2005) por meio dos onze princípios norteadores, um ensino de Física mais eficiente. O presente estudo visa trabalhar os conteúdos de equilíbrio e elasticidade por meio de uma sequência didática que visa o ensino centrado no aluno, onde “o professor fale menos, narre menos, e o aluno fale mais, participe criticamente de sua aprendizagem, Moreira (2017)”. Dessa maneira o conhecimento da Física deve ser apresentado “através de estratégias instrucionais que levem o aluno a falar mais, ou seja, a externalizar para o professor os significados que está captando Moreira (2017)”.
A proposta busca estabelecer relações entre o novo conhecimento e o conhecimento prévio Moreira (2017) das(os) aluna(o) por meio de aulas que iniciam com práticas que visam o princípio da interação social e do questionamento. Às vezes ao iniciar um conteúdo de Física, os alunos começam a fazer questionamentos, tais como: “Professor, onde vou usar isso? Para que serve isso no meu dia-a-dia? Qual o significado desse experimento para minha vida?” Em face desses questionamentos surgiu, durante uma das nossas aulas, uma proposta de se construir bancos para que os alunos pudessem ficar mais bem acomodados no ambiente escolar. Nessa proposta, procuramos fazer com que a Física não seja uma disciplina desconectada da realidade, o que possibilita as(os) alunas(os) agir na realidade escolar por meio situações promovidas em sala de aula, produzindo o próprio banco de sentar, um objeto indispensável ao ser humano independente de sua estética.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).