Nanociência e Nanotecnologia no Ensino Médio: potencialidades da Educação CTS
Potentialities of Science, Technology and Society Education
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25890Palavras-chave:
Ensino de Física. Perspectiva CTS. Nanociência.Resumo
A presente proposta pedagógica se inscreve na perspectiva CTS (Ciência, Tecnologia, Sociedade) ao considerar as implicações do desenvolvimento científico-tecnológico no contexto social, discutidas a partir da observação dos diversos problemas ambientais, políticos, culturais e econômicos causados pelo envolvimento global das novas tecnologias em nossa sociedade.
Nessa perspectiva e de acordo com Santos (2011), propomos a popularização da ciência por meio de uma Educação Científica que supera a simples divulgação da ciência e de suas aplicações, alocando-a no campo da participação popular.
Esses pressupostos direcionam pedagogicamente o presente trabalho ao contribuir para a conscientização e participação pública sobre as aplicações, o desenvolvimento, os riscos, os impactos, as incertezas e as políticas públicas em torno da Nanociência e da Nanotecnologia, visto que esses termos se complementam e são indissociáveis na medida em que a Nanociência é compreendida como o estudo das técnicas e aplicações das Nanotecnologias, contanto com o envolvimento de diversas áreas do conhecimento como as engenharias, a física, a química, a eletrônica, a computação e outras.
Entendemos, portanto, que é necessário estender nossos olhares para a relação entre a ciência, a tecnologia e a sociedade para que possamos promover a participação pública nesses assuntos. Nesse sentido, a educação CTS é capaz de potencializar a abordagem do tema Nanociência e Nanotecnologia pois, de acordo com Acevedo (1996), quando se associa a sociedade ao desenvolvimento científico-tecnológico é possível promovermos a alfabetização científica, a contextualização social da ciência, a melhora do pensamento crítico, a discussão de problemas e a tomada fundamentada de decisões.
Como referência metodologia de implementação no Ensino Médio, os pressupostos de Strieder (2012) apresenta a escola como aquela capaz de preparar os alunos para o enfrentamento de novos problemas e para definição de novos rumos para si mesmo e para a sociedade, de forma que se desenvolvam novas percepções, novos questionamentos e compromissos sociais.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).