Uma proposta de oficina baseada na BNCC com o jogo Planet Families

Autores

  • Michael Monteiro Matos Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Bruno Martins Siqueira Universidade Federal do Tocantins (UFT)
  • Érica Cupertino Gomes Universidade Federal do Tocantins (UFT)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25889

Palavras-chave:

Base Nacional Curricular Comum (BNCC). Gamificação. Astronomia.

Resumo

Com a aprovação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) a implantação nas escolas ocorrerá até o ano de 2022, com isso, todos os professores terão que adaptar em seus planos de aula as habilidades e competências da BNCC. Ela tem como objetivo garantir aos jovens uma aprendizagem essencial, ela está organizada em quatro áreas de conhecimento, cada uma contando com as suas competências específicas, a cada uma das competências são relacionadas habilidades, que indicam as aprendizagens essenciais aos estudantes do Ensino Médio (BRASIL, 2018).

A proposta da criação dessa oficina tem como público alvo professor da educação básica, cujo objetivo é proporcionar a esses professores desenvolver com seus alunos uma prática no aprendizado utilizando novas tecnologias. A metodologia usada será a gamificada, com o game Planet Families, através das competências geral cinco e a habilidade EM13CNT204 das ciências da natureza e suas tecnologias do ensino médio da BNCC.

O jogo é uma ferramenta bastante utilizada no cotidiano e que proporciona não somente o entretenimento, mas também um aprendizado. Segundo Grübel; Bez (2006, p. 15) “o jogo pode ser um ótimo recurso didático ou estratégia de ensino para os educadores e também ser um rico instrumento para a construção de conhecimentos”. Para tanto, é necessário que os jogos sejam bem elaborados e explorados de modo que o jogador possa adquirir conhecimentos e construir conceitos.

O Planet Families é um game com modelo físico real de sistema solare, onde os jogadores podem criar seu próprio sistema solar e monitorar as interações entre seus planetas e estrelas possibilitando incluir asteróides e cometas. Seu modo de uso utiliza apenas arrastar os astros para a tela principal e soltando-as no local desejado. Esse game é encontrado no seguinte link: http://www.scigames.org/

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

MATOS, Michael Monteiro; SIQUEIRA, Bruno Martins; GOMES, Érica Cupertino. Uma proposta de oficina baseada na BNCC com o jogo Planet Families. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 75–76, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25889. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25889. Acesso em: 29 mar. 2024.