Aprendendo o movimento circular uniforme utilizando o ambiente virtual Vpython
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25872Palavras-chave:
Vpython. Física. Ambiente virtual.Resumo
Com base na experiência docente diária dos autores do presente trabalho, foi possível perceber que a componente curricular de física nas escolas ainda é pouco atraente e que o conteúdo muitas vezes não é compreendido satisfatoriamente pelos alunos. "Uma característica da Física que a torna particularmente difícil para os alunos é o fato de lidar com conceitos abstratos e, em larga medida, contra-intuitivos. A capacidade de abstração dos estudantes, em especial os mais novos, é reduzida” (FIOLHAIS; TRINDADE, 2003, p. 260).
Embora esforços tenham ocorrido nos últimos anos para melhorar o ensino de Física nas escolas do Brasil, mudanças/inovações ainda são necessárias. Algumas deficiências podem ser observadas, “as falhas conceituais, a ausência de conteúdos e a falta de habilitação para o ensino laboratorial por parte dos professores de Física são constatações recorrentes no ensino secundário, que sugerem limitações na preparação inicial desses docentes no curso de licenciatura" (COSTA; BARROS; 2015 p. 10982).
É sabido da dificuldade dos alunos de se imaginar e interpretar um fenômeno físico adequadamente, a dificuldade aumenta quando é preciso compreender algo que muda no espaço e no tempo dispondo-se apenas de imagens estáticas usando giz e quadro. Hoje temos outras opções que funcionam como material pedagógico alternativo, tais como: experimentos reais de baixo custo que podem ser produzidos pelo próprio professor (ou pelo aluno), experimentos virtuais (usando celular ou computador) e até levar o aluno a uma simples observação/interação com atividades do seu cotidiano.
O fato é que a interação entre professor e aluno, através do modo experimental ou virtual, cria-se um ambiente favorável a aprendizagem, de modo que novas estratégias de ensino podem ser consideradas como oportunidade para serem aplicadas.
Embasado no que foi discutido anteriormente, usaremos animações computacionais interativas a fim de estimular a motivação no aluno em aprender os conceitos de física que serão abordados. Utilizaremos animações elaboradas no ambiente virtual 3D conhecido por Vpython[1] (Visual Python) simulando a física do movimento circular uniforme presentes em algumas situações reais
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).