Produção de vídeo aulas como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem de física no ensino médio

Autores

  • Daniele Socorro Ribeiro da Silva Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Bragança
  • Jayanny Sá Santos Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Bragança
  • Sandro Mateus Ferreira Teixeira Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) - Bragança

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25864

Palavras-chave:

Produção. Vídeo-aula. Ensino. Física.

Resumo

Atualmente no ensino médio, a Física é vista por muitos alunos como uma disciplina de difícil acesso e pouco atraente. Sem apoio do professor, a relação entre a disciplina de física e o aluno pode se tornar obsoleta, gerando assim, dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem, fazendo com que a física não seja compreendida em sua totalidade. Outro fator que pode influenciar nesse cenário, é o fato de que algumas vezes, as metodologias usadas para o ensino de Física não são inovadoras, predominando um ensino descontextualizado e sem significado para o aluno.

Este trabalho traz como suporte a teoria da aprendizagem significativa, que foi enunciada inicialmente pelo psicólogo e pesquisador norte americano David Paul Ausubel (1918-2008). Essa teoria é baseada em uma abordagem cognitivista da construção do conhecimento, onde resulta no armazenamento organizado de informações na mente daquele que aprende. De acordo com David Ausubel (apud MOREIRA, 2006, p. 14), “É um processo pelo qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não literal) e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo”, ou seja, se a intenção do professor é ensinar de maneira significativamente, é necessário que o mesmo avalie aquilo que o aluno já sabe e então ensinar conforme com esses conhecimentos.

Neste sentido, as possibilidades da produção e uso do vídeo em sala de aula proporcionam a inovação no processo ensino e aprendizagem, pois o vídeo pode estimular a construção do conhecimento de forma ativa, atrativa, criativa e significativa. Dessa forma, o professor pode proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais significativa e próxima ao seu cotidiano, além de permitir que ele saia do papel de ouvinte, tornando-se o principal agente na formação do próprio conhecimento e apto a sugerir soluções e condições que proporcionem a própria aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

RIBEIRO DA SILVA, Daniele Socorro; SANTOS, Jayanny Sá; TEIXEIRA, Sandro Mateus Ferreira. Produção de vídeo aulas como ferramenta educacional no processo de ensino e aprendizagem de física no ensino médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 31–32, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25864. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25864. Acesso em: 28 mar. 2024.