Production of video classes as a educational tool in the process of teaching and learning physics in High School

Authors

  • Daniele Socorro Ribeiro da Silva Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará
  • Jayanny Sá Santos Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará
  • Sandro Mateus Ferreira Teixeira Federal Institute of Education, Science and Technology of Pará

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25864

Keywords:

Video-classes Production. Physics Teaching.

Abstract

Atualmente no ensino médio, a Física é vista por muitos alunos como uma disciplina de difícil acesso e pouco atraente. Sem apoio do professor, a relação entre a disciplina de física e o aluno pode se tornar obsoleta, gerando assim, dificuldades no processo de ensino e de aprendizagem, fazendo com que a física não seja compreendida em sua totalidade. Outro fator que pode influenciar nesse cenário, é o fato de que algumas vezes, as metodologias usadas para o ensino de Física não são inovadoras, predominando um ensino descontextualizado e sem significado para o aluno.

Este trabalho traz como suporte a teoria da aprendizagem significativa, que foi enunciada inicialmente pelo psicólogo e pesquisador norte americano David Paul Ausubel (1918-2008). Essa teoria é baseada em uma abordagem cognitivista da construção do conhecimento, onde resulta no armazenamento organizado de informações na mente daquele que aprende. De acordo com David Ausubel (apud MOREIRA, 2006, p. 14), “É um processo pelo qual uma nova informação se relaciona, de maneira substantiva (não literal) e não arbitrária, a um aspecto relevante da estrutura cognitiva do indivíduo”, ou seja, se a intenção do professor é ensinar de maneira significativamente, é necessário que o mesmo avalie aquilo que o aluno já sabe e então ensinar conforme com esses conhecimentos.

Neste sentido, as possibilidades da produção e uso do vídeo em sala de aula proporcionam a inovação no processo ensino e aprendizagem, pois o vídeo pode estimular a construção do conhecimento de forma ativa, atrativa, criativa e significativa. Dessa forma, o professor pode proporcionar ao aluno uma aprendizagem mais significativa e próxima ao seu cotidiano, além de permitir que ele saia do papel de ouvinte, tornando-se o principal agente na formação do próprio conhecimento e apto a sugerir soluções e condições que proporcionem a própria aprendizagem.

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Published

2019-07-06

How to Cite

RIBEIRO DA SILVA, Daniele Socorro; SANTOS, Jayanny Sá; TEIXEIRA, Sandro Mateus Ferreira. Production of video classes as a educational tool in the process of teaching and learning physics in High School. Journal of the Physics Teacher, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 31–32, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25864. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25864. Acesso em: 22 jul. 2025.