Proposta de sequência didática para o ensino de propagação de calor a partir do uso de incêndios florestais aplicado no Ensino Médio

Autores

  • Hiderly da Silva Costa dos Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)
  • Roberto Ferreira dos Santos Universidade Federal de Roraima (UFRR)

DOI:

https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25863

Palavras-chave:

Propagação de Calor. Incêndios Florestais. Física. Ausubel.

Resumo

O produto educacional estará inserido numa sequência didática contemplando aulas, quais abordarão conteúdos de propagação de calor a partir do uso de incêndios florestais. Partindo da ideia que a física é a ciência que estuda e procura explicar os fenômenos da natureza, tem-se uma gama de possibilidade de explorar materiais de estudo. Assim, o presente trabalho busca explorar o conteúdo de propagação de calor em incêndios florestais, analisando os processos de: condução, radiação e convecção. O estudo de propagação de calor através de incêndios florestais pode torna-se uma ferramenta relevante, em sua contextualização como práticas pedagógicas envolvendo os educandos, favorecendo o processo na perspectiva da aprendizagem significativa levando em consideração a teoria de Ausubel, estrutura cognitiva prévia ou subsunçores (MOREIRA, 2011).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Métricas

Carregando Métricas ...

Downloads

Publicado

2019-07-06

Como Citar

COSTA DOS SANTOS, H. da S.; DOS SANTOS, R. F. Proposta de sequência didática para o ensino de propagação de calor a partir do uso de incêndios florestais aplicado no Ensino Médio. Revista do Professor de Física, [S. l.], v. 3, n. Especial, p. 29–30, 2019. DOI: 10.26512/rpf.v3iEspecial.25863. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rpf/article/view/25863. Acesso em: 7 dez. 2022.