Proposta de sequência didática para o ensino de propagação de calor a partir do uso de incêndios florestais aplicado no Ensino Médio
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25863Palavras-chave:
Propagação de Calor. Incêndios Florestais. Física. Ausubel.Resumo
O produto educacional estará inserido numa sequência didática contemplando aulas, quais abordarão conteúdos de propagação de calor a partir do uso de incêndios florestais. Partindo da ideia que a física é a ciência que estuda e procura explicar os fenômenos da natureza, tem-se uma gama de possibilidade de explorar materiais de estudo. Assim, o presente trabalho busca explorar o conteúdo de propagação de calor em incêndios florestais, analisando os processos de: condução, radiação e convecção. O estudo de propagação de calor através de incêndios florestais pode torna-se uma ferramenta relevante, em sua contextualização como práticas pedagógicas envolvendo os educandos, favorecendo o processo na perspectiva da aprendizagem significativa levando em consideração a teoria de Ausubel, estrutura cognitiva prévia ou subsunçores (MOREIRA, 2011).
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).