O mundo sem luz: ensinando física a alunos com deficiência visual
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3iEspecial.25858Palavras-chave:
Deficiência Visual. Maquetes táteis-visuais. Ensino de Física.Resumo
As políticas educacionais brasileiras determinam a inclusão social de alunos com necessidades educacionais especiais (NEE) em turmas regulares de ensino. Mas para que a Educação Especial, ou Educação Inclusiva, se torne realidade é necessário adaptações do sistema educacional, seja pela adoção de recursos específicos, novos métodos, novas estratégias de ensino e o uso de materiais alternativos, seja pela adaptação dos currículos e dos docentes para a realidade dos alunos NEE, de forma a promover boa educação para todos os alunos.
É crescente a presença de alunos NEE nas salas de aula, mas como essa inclusão exige soluções que podem ser bastantes trabalhosas devido à diversidade de necessidades especiais (RODRIGUES, 2003), poucos avanços têm sido observados no processo educacional. Muitas vezes o educador só considera a inclusão ao se deparar com um aluno NEE na sua sala de aula, e ai se depara com carência de métodos, estratégias de ensino e alternativas que garanta a aprendizagem efetiva desse aluno, sendo que existem alunos NEE que chegam a ser ignorados por docentes durante as aulas.
Esse trabalho estuda a problemática do Ensino de Física, na perspectiva da Educação Inclusiva, em particular analisando o Ensino de Física para alunos com deficiência visual (aluno DV). Considerando que as metodologias e estratégias de Ensino de Física exploram amplamente a percepção e a representação visual, aprender Física se torna um complicador e um desafio para o aluno DV. E para garantir a participação e o aprendizado do aluno DV, o Ensino de Física precisa se adequar à s necessidades desse aluno, possibilitando sua participação ativa nas aulas. E isso provoca discussões inerentes à utilização das múltiplas percepções sensoriais para que o escolar assimile de forma heterogênea os diversos saberes científicos. Nesse sentido tem sido trabalhado a estruturação de um laboratório didático/instrumental de apoio aos docentes de Física, “o mundo sem luz”, com o objetivo de dar suporte as investigações e que atenda à s necessidades educacionais de todos os alunos, videntes e não videntes, nas aulas de Física.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).