Uma Proposta em Ensino de Física e a Democratização do Debate Nuclear
DOI:
https://doi.org/10.26512/rpf.v3i1.12591Palavras-chave:
Radioatividade, Usinas Nucleares, Ciência, Tecnologia e SociedadeResumo
De acordo com dados do Plano Nacional de Energia, até o ano de 2030 o Brasil tem a intenção de construir quatro usinas nucleares e até o ano 2050, serão outras oito, totalizando quinze usinas termonucleares em funcionamento no país. Compreendendo a falta de informações ao público em geral e a inexistência de discussões conjuntas aos diversos setores que compõem a sociedade brasileira, o trabalho presente, realizado em uma escola pública estadual em Florianópolis/SC, teve como objetivo encorajar nossos estudantes a reivindicarem-se enquanto parte das discussões e debates no que concerne à temática da nucleoeletricidade. Neste sentido, assumindo a dialeticidade entre o técnico e político nestas discussões, partilhamos, no contexto da sala de aula, da experiência que tivemos na produção e aplicação de um material instrucional relacionado à radioatividade e aos princípios de funcionamento das usinas nucleares de Angra dos Reis. Buscamos desta maneira, no campo da Física, desconstruir algumas concepções comuns equivocadas, difundidas inclusive pelos meios de comunicação e reproduzidas pelo público em geral, sobre algumas especificidades da radiação e o processo de produção de eletricidade via energia nuclear. Por conseguinte, nos foi possível problematizar alguns mitos relacionados a uma suposta neutralidade no processo de produção do conhecimento científico e tecnológico, o qual, sob uma perspectiva de supremacia tecnocrática, alija a sociedade do seu direito à participação nos debates e decisões da área, assim como, sob o pilar salvacionista, aponta a energia nuclear como a solução de todos os nossos problemas frente à crise energética e ambiental que se acentuará nas próximas décadas. Enfim, amparado na necessidade de qualificação dos nossos jovens à s discussões e democratização do debate aos diversos setores da sociedade, segue aqui uma proposta exequível de ensino e aprendizagem sobre a temática, na rede de ensino médio.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).