ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA
Palabras clave:
Políticas Públicas; Alfabetização; Programa Mais alfabetização.Resumen
O presente trabalho apresenta dados relevantes em relação as Políticas Públicas criadas com o foco na erradicação do analfabetismo em nosso país. No ano de 2018 foi criado o Programa Mais Alfabetização (PMALFA), sendo ele o objeto de estudo desta pesquisa, a qual teve como objetivo analisar o processo de implementação do Programa em duas escolas da rede estadual de ensino do município de Manoel Viana/RS, analisando a coerência entre a proposta e a prática. A metodologia utilizada foi de cunho qualitativo. Foram realizadas pesquisas teóricas referentes ao processo de alfabetização e o analfabetismo no Brasil. Para maiores conhecimentos em relação a implementação do Programa e as experiências vivenciadas pelas escolas, foram realizadas entrevistas semiestruturadas. Segundo os dados obtidos, o PMALFA é uma estratégia para atingir a Meta 5 do Plano Nacional de Educação, que consiste em alfabetizar todas as crianças até o final do ciclo de alfabetização, por meio de formações para os profissionais envolvidos e suporte técnico e financeiro as escolas. Os dados revelaram que na etapa em que o Programa foi implementado, os alunos apresentaram um bom rendimento. No entanto, a segunda etapa, que estava prevista para 2019, não foi implementada.
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Citas
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