This is an outdated version published on 2022-02-28. Read the most recent version.

ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA

Authors

  • Mauricio Ramos Lutz Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Fabiane Cristina Farsen Hünemeier Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete
  • Danieli Maria Junges Friederich Instituto Federal Farroupilha - Campus Alegrete

Keywords:

Políticas Públicas; Alfabetização; Programa Mais alfabetização.

Abstract

 The paper presents relevant data in relation to the Public Policies created with a focus on the eradication of illiteracy in our country. In 2018, the Mais Alfabetização Program (PMALFA) was created, being it the object of study of this research, which aimed to analyze the process of implementation of the Program in two schools of the state education system from Manoel Viana/RS, analyzing the coherence between the proposal and the practice. The methodology used was qualitative in nature. Theoretical research was carried out on the process of literacy and illiteracy in Brazil. Semi-structured interviews were carried out in order to gain more knowledge about the implementation of the Program and the experiences of the schools. According to the data obtained, PMALFA is a strategy to achieve Goal 5 of the National Education Plan, which consists of teaching all children to read and write by the end of the literacy cycle, then providing training for the professionals involved and technical and financial support to schools. The data revealed that in the stage in which the Programme was implemented, the students performed well, but the second stage, which was planned for 2019, it was not implemented.

Downloads

Download data is not yet available.

References

BÔAS, Bruno. V. Analfabetismo cai no Brasil, mas 11,5 milhões não sabem ler, diz IBGE. 2018. Disponível em: <https://valor.globo.com/brasil/noticia/2018/05/18/analfabetismo-cai-no-brasil-mas-115-milhoes-nao-sabem-ler-diz-ibge.ghtml>. Acesso em: out. de 2019.

BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Brasília: Presidência da República, 1988. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/Constituicao/Constituiçao.htm>. Acesso em: nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. Abertas 114,8 mil vagas em cursos de formação continuada. 2010a. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/tags/tag/32190>. Acesso em: nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. Ciclo de alfabetização deve prosseguir sem interrupção. 2010b. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/.../16166-ciclo-de-alfabetizacao-deve-prosseguir-sem-interrupcao>. Acesso em: nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. Pnaic: o desafio da alfabetização na idade certa. 2015. Disponível em: <http://www.plataformadoletramento.org.br/em-revista/266/pnaic-o-desafio-da-alfabetizacao-na-idade-certa.html>. Acesso em nov. de 2018.

______. Ministério da Educação. MEC anuncia Política Nacional de Alfabetização para reverter estagnação na aprendizagem. Brasília: Ministério da Educação, 2017. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/component/content/article/211-noticias/218175739/56321-mec-anuncia-politica-nacional-de-alfabetizacao-para-reverter-estagnacao-na-aprendizagem?Itemid=164>. Acesso em: out. de 2019.

______. Ministério da Educação. Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação. Resolução Nº 7, de 22 de março de 2018a Disponível em: <http://Www.Lex.Com.Br/Legis_27628591_Resolucao_N_7_De_22_De_Marco_De_2018.Aspx>. Acesso em: out. de 2019.

______. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização: Portaria Nº 142, de 22 de fevereiro de 2018b Disponível em: <http://Www.Lex.Com.Br/Legis_27628591_Resolucao_N_7_De_22_De_Marco_De_2018.Aspx>. Acesso em: set. de 2018.

______. Ministério da Educação. Programa Mais Alfabetização: Manual Operacional do Sistema de Orientação Pedagógica e Monitoramento. 2018c. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/docman/abril-2018-pdf/85691-manual-operacional-pmalfa-final/file>. Acesso em: out. de 2019.


______. Ministério de Educação. Ofício-circular Nº 1/2019/DPR/SEB/SEB-MEC. Brasília, 30 de abril de 2019. Disponível em: <https://undime.org.br/uploads/documentos/phpTr29c0_5ccc4e562c1bd.pdf>. Acesso em: out. 2019.

______. Ministério da Educação. Secretaria de Educação Infantil e Fundamental. Elaboração de políticas e estratégias para a prevenção do fracasso escolar. Brasília, 2005. Disponível em: <https://www.oei.es/historico/quipu/brasil/sistema_nacional_formacion_profesores.pdf>. Acesso em: out. de 2019.

FERREIRO, Emília. Reflexões sobre Alfabetização. São Paulo: Cortez, 2001.

FREIRE, Paulo. Ação cultural para a liberdade. 5. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1981.

______. A importância do ato de ler. 23. ed. São Paulo: Cortez, 1989.

______. Pedagogia do Oprimido. 42. ed. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2005.

LUCKESI, Cipriano. C. Avaliação da aprendizagem escolar. São Paulo: Cortez, 2002.

MINAYO, Maria C. de S. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/ABRASCO, 2001.

MORTATTI, Maria do R. L. A “querela dos métodos” de alfabetização no Brasil: contribuições para metodizar o debate. Revista ACOALFAplp: Acolhendo a Alfabetização nos Países de Língua portuguesa, São Paulo, ano 3, n. 5, 2009. Disponível em: <http://www.revistas.usp.br/reaa/issue/view/835>. Acesso em: out. de 2019.

______. História dos métodos de alfabetização no Brasil. Brasilina: Departamento de Políticas de Educação Infantil e Ensino Fundamental da Secretaria de Educação Básica do Ministério da Educação, 2006. Disponível em: <http://portal.mec.gov.br/seb/arquivos/pdf/Ensfund/alf_mortattihisttextalfbbr.pdf>. Acesso em: out. de 2019.

SOARES, Magda. Letramento: um têma em três gêneros. 3. ed. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.

______. Letramento e alfabetização: as muitas facetas. Revista Brasileira de Educação, São Paulo, n. 25, p. 5-16, jan./abr. 2004.

Published

2022-02-28

Versions

How to Cite

RAMOS LUTZ, Mauricio; CRISTINA FARSEN HÜNEMEIER, Fabiane; MARIA JUNGES FRIEDERICH, Danieli. ANÁLISE DA IMPLEMENTAÇÃO DO PROGRAMA MAIS ALFABETIZAÇÃO EM DUAS ESCOLAS DA REDE ESTADUAL DE MANOEL VIANA. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], v. 1, n. 2, 2022. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/29150. Acesso em: 18 may. 2024.

Issue

Section

Artigos