INTERNACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: IMPACTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.18829/rp3.v0i1.18620Palabras clave:
Políticas de internacionalização. Globalização. Organismos internacionais. Diálogo intercultural. Multiculturalismo emancipatório.Resumen
O texto que se anuncia reflete acerca do fenômeno da internacionalização/transnacionalização da educação em decorrência da globalização, notadamente do ensino superior. A temática aqui abordada é um tanto quanto recente, complexa e eivada de contradições. Discute os apelos existentes para o processo de internacionalização, apontando equívocos que podem decorrer do incremento à competividade, da mercadorização do conhecimento ou de um novo colonialismo dos países avançados sobre os periféricos. O artigo é de caráter teórico e, propõe que a internacionalização favoreça o diálogo entre culturas, ressalvando a autonomia universitária e a solidariedade entre os povos.
Descargas
Citas
AZEVEDO, M. L. N. Internacionalização ou Transnacionalização da educação superior: entre a formação de um campo social global e um mercado de ensino mundializado. Crítica educativa, v. 1, n.1, p. 56-75, jan./jun., 2015.
AZEVEDO, M. L. N. de; SILVA JÚNIOR, J. dos R.; CATANI, A. M. A internacionalização da educação superior em diálogos: circulação de ideias, bem público e imperialismo cultural. In: SILVA JUNIOR, J. dos R.; SOUSA, J. V. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CHAVES, V. L. J. (Orgs.) Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte/MG: Traço Fino, 2015, p. 49-6.
________ Estado do conhecimento sobre internacionalização da educação superior ”“ Conceitos e práticas. Educar, Curitiba, n. 28, p. 107-124, 2006.
__________ Introdução: para ampliar o cânone do reconhecimento, da diferença, e da igualdade. In: NUNES, J. A. Reconhecer para libertar. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2003.
__________. Pela mão de Alice. O social e o político na pós-modernidade. São Paulo: Cortez, 1997.
BAUMAN, Z. Globalização: as consequências humanas. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1999.
BOTELHO, A. de F. Das propostas do Banco Mundial à avaliação institucional na educação. In: SILVA, M. A.; SILVA, K. A. C. P. C Pensamento político e pedagógico na formação do pesquisador em educação. Belo Horizonte/MG: Traço Fino, 2015, p. 235-249.
BOURDIEU, P. Razões Práticas: sobre a teoria a ação. Campinas: Papirus, 1996.
DALE, R. Globalização e educação: demonstrando a existência de uma “cultura educacional mundial comum” ou localizando uma “agenda globalmente estruturada para a educação”? Título. Campinas, vol. 25, n. 87, p. 423-460, mai./ago., 2007.
LIBÂNEO, José Carlos. Políticas educacionais no Brasil: desfiguramento da escola e do conhecimento escolar. Cadernos de Pesquisa, v. 46, n. 159, p. 38-62, jan./mar. 2016.
McCOWAN, T.; SCHENDEL, R. A mudança do papel da universidade e seu impacto na sociedade em países de baixa renda. In: SILVA JUNIOR, J. dos R.; SOUSA, J. V. de; AZEVEDO, M. L. N. de; CHAVES, V. L J. (Orgs.) Educação Superior: Internacionalização, mercantilização e repercussões em um campo de disputas. Belo Horizonte/MG: Traço Fino, 2015, p. 19-48.
MEYER, J. W. et al. Worl society and the nation ”“ Strate. American Journal of Sociology, 103, 1, p. 144-18, 1997.
MOROSINI, M. Estado de Currículos: avanços e desafios no processo de internacionalização. Caderno de Pesquisa, v. 39, n.137, 2000.
ROSSATO, R. Universidade Brasileira: novos paradigmas institucionais emergentes. In: p. 15-34. AGUIAR, S. M.; ISAIA, A. (Orgs.) Qualidade da educação superior: a Universidade como lugar de formação. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2011.
SANTOS, B. S. A crítica da razão indolente: contra o desperdício da experiência. 7ª. ed. São Paulo: Cortez, 2000.
SANTOS, M. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2004.
SILVEIRA, Z. S. Contradições entre capital e trabalho: concepções de educação tecnológica na reforma do ensino médio e técnico. Jundiaí: Paco Editorial, 2012.
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2016 RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Os autores de trabalhos submetidos à revista autorizam sua publicação em meio eletrônico, unicamente para fins acadêmicos, podendo ser reproduzidos desde que citada a fonte. Os mesmos atestam sua originalidade e sua autoria