INTERNACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: IMPACTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS

Autores/as

  • Edite Maria Sudbrack Universidade Tecnológica Federal do Paraná
  • Arnaldo Nogaro Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões

DOI:

https://doi.org/10.18829/rp3.v0i1.18620

Palabras clave:

Políticas de internacionalização. Globalização. Organismos internacionais. Diálogo intercultural. Multiculturalismo emancipatório.

Resumen

O texto que se anuncia reflete acerca do fenômeno da internacionalização/transnacionalização da educação em decorrência da globalização, notadamente do ensino superior. A temática aqui abordada é um tanto quanto recente, complexa e eivada de contradições. Discute os apelos existentes para o processo de internacionalização, apontando equívocos que podem decorrer do incremento à competividade, da mercadorização do conhecimento ou de um novo colonialismo dos países avançados sobre os periféricos. O artigo é de caráter teórico e, propõe que a internacionalização favoreça o diálogo entre culturas, ressalvando a autonomia universitária e a solidariedade entre os povos.

 

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Biografía del autor/a

Edite Maria Sudbrack, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões ”“ URI

DEPARTAMENTO CIÊNCIA HUMANA

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Publicado

2016-06-23

Cómo citar

SUDBRACK, Edite Maria; NOGARO, Arnaldo. INTERNACIONALIZAÇÃO E EDUCAÇÃO: IMPACTOS NAS POLÍTICAS EDUCACIONAIS. RP3 - Revista de Pesquisa em Políticas Públicas, [S. l.], n. 1, 2016. DOI: 10.18829/rp3.v0i1.18620. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rp3/article/view/16825. Acesso em: 23 nov. 2024.