DETERMINAÇÃO DAS FORÇAS ATUANTES EM UMA SUSPENSÃO DUPLO “A” EM AMBIENTE MULTICORPOS

Autores

  • Luciano de Paula Rodrigues UnB
  • Rita de Cássia Silva UnB
  • Alessandro B. de S. Oliveira UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i5.21238

Palavras-chave:

Suspensão Duplo A, Multicorpos, Dinâmica de veículos, Perfil de pista, Histórico de carregamento

Resumo

O presente trabalho consiste na modelagem multicorpos de uma suspensão automobilistica independente do tipo Duplo “A” utilizada no veiculo de competição minibaja da equipe Piratas do Cerrado da Universidade de Brasilia. Neste sentido, são avaliadas as forças lateral, longitudinal e normal atuantes na bandeja inferior deste subsistema a partir da análise dinâmica que considera a relação pneu- pista como principal fonte de excitação do protótipo, a fim de verificar quais dessas forças são mais relevantes para determinação do histórico de carregamento deste componente.

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

Rodrigues, L. de P., Silva, R. de C., & Oliveira, A. B. de S. (2017). DETERMINAÇÃO DAS FORÇAS ATUANTES EM UMA SUSPENSÃO DUPLO “A” EM AMBIENTE MULTICORPOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(5), 47–67. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i5.21238

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