MODELAGEM DO CONTATO MECÂNICO EM AMBIENTE COMPUTACIONAL MULTIPORCOS: ESTUDO DE SENSIBILIDADE UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL

Autores

  • Laressa Lins Cabral Araújo UnB
  • Maria Alzira Araújo Nunes UnB
  • Rita de Cássia Silva UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i5.21236

Palavras-chave:

Contato mecânico, Planejamento fatorial, Análise de sensibilidade, Multicorpos, ADAMS View®

Resumo

O estudo do contato mecânico é fundamental dentro da engenharia para concepção de projetos principalmente no que se concerne à área veicular. Diversas aplicações podem ser citadas neste contexto, tais como o contato existente entre os elementos dos sistemas veiculares como embreagens, freios, engrenagens e came-seguidor, e ainda os contatos resultantes de eventos de impactos, como, por exemplo, em um teste de impacto frontal ou capotagem veicular. Quando se utiliza um software para simulação do comportamento cinemático ou dinâmico de um sistema que possui algum tipo de contato mecânico, um estudo prévio é de fundamental importância para compreensão das variáveis ou fatores envolvidos na modelagem matemática da mecânica do contato. Mais ainda, estas variáveis do modelo de contato, ou seja, os parâmetros de entrada no software precisam ser estabelecidos e definidos pelo usuário de forma que o modelo simulado represente o mais próximo a condição real do evento. Neste contexto, este trabalho apresenta um estudo de sensibilidade, utilizando planejamento fatorial de dois níveis, dos fatores de entrada para modelagem do contato mecânico entre dois sólidos no software multicorpos ADAMS View®. Para isto é adotado um modelo de corpos rígidos, não considerando, portanto, deformação, de uma esfera em queda livre sobre uma superfície plana, onde a resposta analisada é a altura do primeiro ressalto ou rebote da esfera.

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Publicado

2017-08-22

Como Citar

Araújo, L. L. C., Nunes, M. A. A., & Silva, R. de C. (2017). MODELAGEM DO CONTATO MECÂNICO EM AMBIENTE COMPUTACIONAL MULTIPORCOS: ESTUDO DE SENSIBILIDADE UTILIZANDO PLANEJAMENTO FATORIAL. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(5), 32–47. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i5.21236

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