ANÁLISE ESTRUTURAL DOS ESFORÇOS SOFRIDOS DURANTE O VOO DE UM AVIÃO BOEING 737-400 USANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i23.21047Palavras-chave:
Análise estrutural. Aerodinâmica. Esforços em Voo. Análise por elementos finitos. Métodos computacionais.Resumo
O objetivo deste trabalho é avaliar de forma simplificada o comportamento da estrutura de avião Boeing 737-400 durante o voo. A análise estrutural é efetuada por meio de uma análise aerodinâmica do fluxo de ar em torno do avião durante o voo em várias velocidades. Com está análise é possível levantar os esforços sofridos pelo avião. Uma vez levantado as forças e momentos aplicados no avião pelo fluxo de ar. Em seguida é feita uma análise da pressão em torno do avião nos mostrando a influência da pressão no avião em diversas velocidades de voo. São feitas várias simplificações na modelagem da análise estrutural computacional por elementos finitos, mas sem perder a precisão e a veracidade dos fenômenos naturais envolvidos.
Downloads
Referências
Azevedo, Álvaro F.M. Método dos elementos finitos. 1 ed. Porto: Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto, 2003.
C. Suresh, K. Ramesh, V. Paramaguru, 2015. Aerodynamic performance analysis of a non-planar C-wing using CFD.
Edward N. Tinoco, 1991. CFD codes and applications at Boeing.
Forrester T. Johnson *, Edward N. Tinoco, N. Jong Yu, 2005. Thirty years of development and application of CFD at Boeing Commercial Airplanes, Seattle.
K-epsilon models. Disponível em: <http://www.cfd-online.com/Wiki/K-epsilon_models>. Acesso em: 15 de Junho de 2016.
Manish Sharma, T. Ratna Reddy, Ch. Indira Priyadarsini, 2013. Flow Analysis over an F-16 Aircraft using Computational Fluid Dynamics.
The Boeing 737-400. Disponível em: < http://www.airliners.net/aircraft-data/stats.main?id=93>. Acesso em: 12 de Junho de 2016.
The Boeing 737-400. Disponível em: < http://www.aviacaocomercial.net/boeing737.htm>. Acesso em: 12 de Junho de 2016.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.