OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS

Autores

  • Weslley Albiani Alves Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Jesús Fernandes Júnior
  • Pedro Américo Almeida Magalhães Júnior

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21013

Palavras-chave:

Caçamba de entulho. Otimização. Elementos finitos. Análise estrutural.

Resumo

Este trabalho tem como objetivo otimizar um modelo de caçamba de entulhos destinada a obras civis, propondo uma modificação na geometria da caçamba, removendo quinas e entalhes, que geram concentração de tensão. Isso permite que haja uma redução do peso da estrutura da caçamba, sem reduzir a capacidade de carga, com a consequente redução do custo de transporte via caminhões. A matemática 3D da caçamba foi disponibilizada pelo fabricante em formato para o software SOLIDWORKS® 2011 e as análises foram realizadas utilizando-se o software ANSYS Workbench® versão 16.2. Inicialmente foi simulado a caçamba com características nominais de carga, volume e material, conforme fabricante. Para carreamento do modelo foi adotado entulho de concreto (massa específica 2.200 kg/m³) e utilizado um carregamento estático. Posteriormente foram realizadas simulações com a geometria da caçamba modificada, com uma forma de uma casca de meio cilindro, comparando com o peso da caçamba inicial, mantendo sua capacidade de volume e carga.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ABNT ”“ Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2008. NBR 8800 ”“ Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios. Rio de Janeiro. Anexo A ”“ Aços estruturais e materiais de ligação, pp. 109.

ABNT ”“ Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2005. NBR 14728 ”“ Caçambas estacionárias de aplicação múltipla operada por poliguindaste ”“ Requisitos de construção. Rio de Janeiro, pp. 1”“5.

Alves Filho, Avelino, 2006. Elementos Finitos: a base da tecnologia CAE. Análise matricial. 4ª ed, Érica.

ANSYS, 2015. Solver Theory manual. Version 16.2.Ansys.

Azevedo F. M., Álvaro, 2003. Métodos dos Elementos Finitos. 1ª ed, Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto de Portugal.

Kaizer, Marcelino Diomar, 2004. Otimização do Volume e Análise Estrutural de caçamba para caminhões Fora-de-Estrada. Dissertação de Mestrado, Pontifícia Universidade Católica do Paraná.

Downloads

Publicado

2017-02-08

Como Citar

Alves, W. A., Fernandes Júnior, J., & Magalhães Júnior, P. A. A. (2017). OTIMIZAÇÃO E ANÁLISE ESTRUTURAL POR ELEMENTOS FINITOS DE UMA CAÇAMBA DE ENTULHOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(24), 54–63. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21013

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>