ANÁLISE PARAMÉTRICA DE UMA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO DE FÓRMULA SAE VIA ELEMENTOS FINITOS

Autores

  • Vinícius Resende Rocha
  • Suzana Moreira Avila

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20828

Palavras-chave:

Suspensão. Análise Dinâmica. Elementos Finitos. Push Rod. Amortecimento.

Resumo

Este trabalho mostra uma análise dinâmica via elementos finitos para uma suspensão do tipo duplo A de um veículo de fórmula SAE. Analisam-se os efeitos da posição do conjunto mola-amortecedor no sistema com e sem o sistema intermediário push rod. Realizam-se simulações modal, harmônica e transiente no software Ansys Workbench 14.Desta forma, obtêm-se as seis primeiras frequências naturais de cada caso estudado e são vistos os quatro primeiros modos de vibração. Nas simulações harmônica e transiente há uma variação no valor do amortecimento longitudinal do amortecedor para observação dos efeitos respectivos a esta escolha. A carga aplicada na simulação harmônica é proveniente de uma simulação de transferências de cargas e a aplicada na transiente é uma força harmônica de mesma amplitude e frequência próxima às encontradas em pistas de competição. A partir dos resultados é então possível a melhor opção dentre os modelos estudados. 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avinash, B., Shyam, S. S. & Gangadharan, K. V., 2014, Experimental study of damping characteristics of air, silicon oil, magneto rheological fluid on twin tube damper, International Conference on Advances in Manufacturing and Materials Engineering, pp. 2258-2262.

Guillaume, P., 2012. Modal Analysis, Department of Mechanical Engineering,Vrije Universiteit Brussel, Brussel, Belgium.

Soriano, H. L., 2014. Introdução à dinâmica das estruturas, Primeira Edição, Elsevier, Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-02-10

Como Citar

Rocha, V. R., & Avila, S. M. (2017). ANÁLISE PARAMÉTRICA DE UMA SUSPENSÃO DE UM VEÍCULO DE FÓRMULA SAE VIA ELEMENTOS FINITOS. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(26), 113–122. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20828

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>