OTIMIZAÇÃO DOS PARÂMETROS DA SUSPENSÃO PARA UM MODELO DE UM QUARTO DE VEÍCULO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i13.21643Palavras-chave:
Suspensão Automotiva. Otimização Parâmetros. Modelo de um quarto de veículo. Algoritmo Genético.Resumo
A suspensão veicular é um sistema que está diretamente ligado ao conforto dos passageiros e a dirigibilidade do automóvel. Esta é responsável pela transmissibilidade de vibrações para o chassi. As vibrações resultantes são provenientes de irregularidades do terreno, que podem causar problemas, como desconforto, perda de estabilidade e danos à saúde do condutor. As irregularides do terreno mencionadas nesse estudo são simuladas através de funções pré-definidas. Esse trabalho visa o estudo da dinâmica vertical do veículo, analisando suas vibrações mecânicas através de um modelo de dois graus de liberdade, solucionando analiticamente as equações de movimento. O modelo possui componentes como: mola, amortecedor e pneu. A mola é um componente rígido responsável por suportar a massa do veículo, o amortecedor é responsável por dissipar a energia do sistema, possuindo um coeficiente de amortecimento associado. O pneu também é modelado como um componente rígido da suspensão mostrando responsável por desenvolver as forças associadas a dirigibilidade e estabilidade do veículo. Dois parâmetros do modelo são analisados, a rigidez associada a mola da suspensão, e o coeficiente de amortecimento associado ao amortecedor. Percebe-se que a suspensão é muito sensível ás variações dos parâmetros de rigidez e amortecimento e existem propriedades que melhorariam sensivelmente a performance. Objetiva-se através desse estudo determinar estes parâmetros de modo a maximizar a eficiência do sistema, para tanto lança-se mão de técnicas de otimização.
Downloads
Referências
Agharkakli, A., Sabet, G. S. and Barouz, A., 2012, “Simulation and Analysis of Passive and Active Suspension System Using Quarter Car Model for Different Road Profile”, International Journal of Engineering Trends and Technology, Vol. 3, pp. 636-638.
Drehmer, L., 2012, “Otimização de parâmetros concentrados de suspensão para conforto e segurança veicular”, Dissertação de Mestrado ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Freitas, L., 2006, “Estudo da dinâmica vertical de uma suspensão veicular do tipo macpherson”, Dissertação de Mestrado ”“ Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo.
Ganzarolli, F., 2012, “Influência das frequências de ride no conforto e dirigibilidade veiculares na faixa linear de uso do veículo”, Dissertação de Mestrado ”“ Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo.
Gillespie, T. D., 1992, “Fundamentals of Vehicle Dynamics”, Society of Automotive Engineers, Warrendale, PA.
Ogata, K. 1998, “Engenharia de Controle Moderno”, 3th ed. Pearson Education.
Pereira, L., 2013, “Análise dinâmica e otimização do controle de vibrações pelo algoritmo do regulador quadrático linear em um modelo veicular completo sob a ação de perfis de pista”, Dissertação de Mestrado ”“ Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
Rao, S. “Vibrações Mecânicas”, Quarta edição, Pearson, 2008
Rill, G., 2012, “Road Vehicle Dynamics Fundamentals and Modeling”, Ed. CRC Press, 1ª Ed, Cap. Vertical Dynamics 191 p.
Soubhia, A. L., 2010, “Otimização dos Parâmetros da Planta e do Controlador de uma Suspensão Veicular Ativa” ”“ VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica ”“ Campina Grande ”“ Paraíba ”“ Brasil.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.