ANÁLISE COMPUTACIONAL DO COMPORTAMENTO MECÂNICO DE UMA ESTRUTURA ROPS SOB AÇÃO DE CARGAS DE IMPACTO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20775Palavras-chave:
ROPS. Ansys. Carregamentos dinâmicos. Impacto.Resumo
Uma Estrutura de Proteção em Capotamento (ROPS ”“ Roll Over Protectoin Structure) é um sistema de segurança veicular responsável por garantir a integridade dos tripulantes em situações de capotamento. A ação dessa estrutura consiste em impedir que as cargas de impacto que agem sobre a carroceria em sucessivos tombamentos a deformem de modo a invadir o DVL (Deflection Limiting Volume, ou Volume Limite de Deflexão), ao mesmo tempo em que assegura que a energia associada não seja repassada ao condutor ou passageiros. Seu uso, atualmente, está ligado a veículos agrícolas, de mineração, de defesa civil e de esportes automotores, sendo, assim, regulado por associações responsáveis por tais setores. Neste trabalho, será realizada uma análise computacional a respeito do comportamento mecânico de uma estrutura ROPS, desenvolvida para um veículo HUMMER,sob a ação de carregamentos dinâmicos (cargas de impacto), baseando-se nas especificações determinadas pela FIA (Federação Internacional de Automobilismo) e pela Norma Australiana.
Downloads
Referências
CHRISTENSEN, J.; BASTIEN, C. Nonlinear optimization of vehicle safety structures: Modeling of structures subjected to large deformations. Oxford: Elsevier, 2016.
FIA Sport/Technical Department. Article 253 ”“ 2015 Safety Equipment (Groups N, A, R-GT); Appendix J ”“ Art. 253. 2014.
REYNOLDS, J. S.; GROVES W. Effectiveness of roll-over protective structures in reducing farm tractor fatalities. American Journal of Preventive Medicine. v. 18, n. 4S. p.63-69, 2000.
SANDOVAL, C. F. B. Modelos elasto-plástico e sua influência no processo de dimensionamento de componentes mecânicos. 2014. 111f. Tese (Mestrado em Ciências Mecânicas). Departamento de Engenharia Mecânica, Universidade de Brasília, Brasília, 2014.
STOCKTON, A. D.; O’NEILL, D. H.; HAMPSON, C. J. Methods for optimising the effectiveness of roll-over protective systems. United Kingdom: HSE BOOKS, 2002.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.