OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DE CHASSI VEICULAR TIPO ESCADA

Autores

  • Michel Henrique Machado Alba UnB
  • Suzana Moreira Ávila UnB
  • Maura Angélica Milfont Shzu UnB

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i31.21334

Palavras-chave:

Otimização. Chassi. Análise estrutural.

Resumo

O presente trabalho tem como proposta a análise e otimização de um chassi de veículo automotivo do tipo escada, onde se tem como principal objetivo a redução do volume total da estrutura. Sendo o chassi responsável direto por suportar e proteger diversos outros sistemas presentes em um veículo, seu projeto de desenvolvimento requer elevada atenção, de forma que o custo e tempo de elaboração não sejam demasiados. Para tanto, atualmente são diversos os métodos de análise e algoritmos de otimização que tornam viável que o projeto seja inicialmente elaborado através de simulação computacional, evitando que gastos excessivos sejam empregues na concepção de muitos modelos de componentes para realização de testes experimentais até que se chegue ao resultado ótimo. Dessa maneira, o presente trabalho propõe a utilização de softwares de simulação e otimização, como ANSYS e mode FRONTIER, para elaborar o processo de desenvolvimento de um chassi tipo escada, modelo Cargo C-816. A otimização a ser realizada é do tipo paramétrica, na qual são alteradas as dimensões de perfil transversal das longarinas e travessas do chassi, de forma a minimizar o volume total e, por consequência, reduzir a quantidade de material utilizado em sua fabricação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Chandra, M. R.; Sreenivasulu, S.; Hussain, S. A. Modeling and Structural analysis of heavy vehicle chassis made of polymeric composite material by three different cross sections. International Journal of Modern Engineering Research, India, 2012.

Coley, D. A. An Introduction to Genetic Algorithms for Scientists and Engineers. World Scientists Publishing, 1999.

Furtado, D. C. Analise estrutural de chassi de veículos automotivos. 2013. Trabalho de Conclusão de Curso (Graduação) ”“ Universidade de Brasília, Brasília, 2013.

Haftka , R. T.; Gürdal, Z. Elements of Structural Optimization: Third Revised and Expanded Edition. Dordrecht: Kluwer Academic Publishers, 1992.

Happian-Smith, j. An introduction to modern vehicle design. Woburn: Butterworth-Heinemann, 2002.

Kibsgaard, S.; Olhoff, N.; Rasmussen, J. Concepct of an optimization system. First International Conference on Computer Aided Optimum Deisgn of Structures Application, 1989.

Manual Do Implementador. Manual do Implementador da Ford Caminhões. Versão de Março de 2014. Disponível em <http://www.ford.com.br> Acesso em: 5 de novembro de 2015.

Maxwell, J. C. On reciprocal figures, frames, and diagrams of force, Scientific Papers, 2, University of Press, Cambridge, 1872.

Mitchell, A. G. M. The limits of economy of material in frame-structures. Phil Mag. 8, 1904.

Oliveira, F. C. G. Contribuição ao desenvolvimento de uma estrutura veicular tipo spaceframe usando o método dos elementos finitos e métodos heurísticos de otimização numérica. Dissertação (Mestrado) ”“ Faculdade de Engenharia Mecânica, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2007.

Rockafellar, R. T. Fundamentals of Optimization. Seattle: Dept. of Mathematics, University of Washington, 2007. Lecture Notes.

Samahá, F.; Cartaxo, I. Monobloco e carroceria sobre chassi: vantagens e desvantagens. Best Cars Uol, 2009. Disponível em: <http://bestcars.uol.com.br>. Acesso em: 22 de outubro de 2015.

Silva, E. C. N. PMR 5215 - Otimização aplicada ao projeto de sistemas mecânicos. Departamento de Engenharia Mecatrônica e Sistemas Mecânicos, Escola Politécnica da USP, 2003. Apostila.

Singh, A.; Soni, V.; Singh, A. Structural Analysis of Ladder Chassis for Higher Strength. International Journal of Emerging Technology and Advanced Engineering, India, 2014.

Vanderplaats, G. N. Numerical Optimization Techniques for Engineering Design With Applications. New York: McGraw-Hill, 1984.

Wilde, D. J. Globally Optimal Design. New York: Wiley-Interscience, 1978.

Downloads

Publicado

2017-02-16

Como Citar

Alba, M. H. M., Ávila, S. M., & Shzu, M. A. M. (2017). OTIMIZAÇÃO PARAMÉTRICA DE CHASSI VEICULAR TIPO ESCADA. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(31), 194–213. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i31.21334

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)

1 2 > >>