REAPROVEITAMENTO DE POÇOS DE UM CAMPO DE PETRÓLEO DURANTE O PROCESSO DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO

Autores

  • Cláudia Sampaio Rezende UFPE
  • Silvana Maria Bastos Afonso
  • Ramiro Brito Willmersdorf

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i17.21648

Palavras-chave:

Gerenciamento Ótimo. Simulação de Reservatórios. Modelos Substitutos. Reaproveitamento de Poços.

Resumo

Na engenharia de reservatórios de petróleo, há um grande interesse em solucionar problemas ligados ao reaproveitamento de poços produtores, que em geral são fechados antes do final do tempo de concessão do reservatório por não serem mais economicamente viáveis. Para tal, neste trabalho foi desenvolvido um procedimento automático para tentar reaproveitar um poço produtor fechado, reabrindo-o como um injetor de água, a partir do momento em que esse poço atingir indicativos viáveis de fechamento. Este procedimento é construído através de um processo de otimização e por técnicas de simulação de reservatório, visando assim, buscar as melhores taxas de injeção de água para o novo injetor e para os demais poços produtores e injetores originais, que maximizam o valor presente líquido do campo. Neste tipo de problema, que requer repetidas simulações numéricas, e pelo envolvimento de mais de um processo de otimização em sequência para se obter o reaproveitamento do poço produtor, o custo computacional pode ser alto. Portanto, para contornar este custo, é usada a estratégia de otimização sequencial aproximada (SAO), que se baseia no emprego de modelos substitutos. O ambiente computacional utilizado para o desenvolvimento da ferramenta proposta é o MATLAB. As simulações do reservatório são feitas com o simulador comercial black oil IMEX da Computer Modeling Group (CMG). A técnica aqui proposta é aplicada ao reservatório estudado na literatura que é o Brush Canyon Outcrop.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

CMG, 2015. IMEX: User’s Guide. Computer Modeling Group LTD, Calgary - Canadá.

GUTMANN, H. M., 2001. A Radial Basis Function Method for Global Optimization. Journal of Global Optimization.

GIUNTA, A. A., 2002. Use of Data Sampling, Surrogate Models, and Numerical Optimization in Engineering Design. Paper AIAA-2002-0538 in Proceedings of the 40th AIAA Aerospace Sciences Meeting Exhibit, Reno, NV, 2002.

GIUNTA, A. & ELDRED, M., 2000. Implementation of a Trust Region Model Management Strategy in the DAKOTA Optimization Toolkit. 8th AIAA/USAF/NASA/ISSMO Symposium on Multidisciplinary Analysis and Optimization. AIAA-2000-4935. Long Beach, CA.: s.n.

HOROWITZ, B., AFONSO, S.M.B. AND MENDONÇA, C.V.P., 2013. Surrogate based Optimal Waterflodding Management. In: Journal of Petroleum Science and Engineering.

KEANE, A.J. AND NAIR, P.B., 2005. Computational approaches for aerospace design: The pursuit of excellence. Wiley.

PINTO, 2014. Uso de Otimização Sequencial Aproximada em Problemas Uni e Mutiobjetivos de Gerenciamento de Reservatórios. Mestrado, Universidade Federal de Pernambuco ”“ UFPE, Recife, PE.

SOUZA, S.A., OLIVEIRA, L.C. AND AFONSO, S.M.B., 2010. Otimização de Estratégia de Produção de Petróleo utilizando algoritmo evolucionário e Modelos Substitutos. In: VI Congresso Nacional de Engenharia Mecânica, Paraíba, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-30

Como Citar

Rezende, C. S., Afonso, S. M. B., & Willmersdorf, R. B. (2017). REAPROVEITAMENTO DE POÇOS DE UM CAMPO DE PETRÓLEO DURANTE O PROCESSO DE OTIMIZAÇÃO DA PRODUÇÃO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(17), 19–34. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i17.21648

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)