AVALIAÇÃO DA SEGURANÇA DE UM PÓRTICO PLANO DE CONCRETO ARMADO UTILIZANDO O ANSYS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i15.21408Palavras-chave:
Confiabilidade. Concreto armado. Segurança.Resumo
A segurança é um aspecto primordial para qualquer tipo de estrutura. Para que as estruturas atendam aos requisitos de segurança desejáveis, é de grande importância que se faça um estudo probabilístico do nível de segurança das mesmas, pois, por mais seguras que sejam, todas possuem uma probabilidade não nula de falha, logo, basta apenas que ela seja a menor possível. O presente trabalho tem por finalidade realizar uma avaliação da segurança em um pórtico plano de concreto armado, utilizando-se da confiabilidade. O método analítico FORM (First Order Reliability Method) será empregado para que sejam encontrados o índice de confiabilidade e a probabilidade de falha da estrutura. Neste caso, o programa computacional ANSYS será acionado no MATLAB para obtenção da função de falha da estrutura.
Downloads
Referências
ANSYS. Ansys Release 14.5 Documentation: Operations Guide (Chapter 3) and Structural Guide (Chapter 8).
ANDRADE, A. F.; OLIVEIRA, A. H.; AFONSO, A. M. B., Análise de confiabilidade de pórticos planos via método analítico FORM, considerando a não linearidade geométrica, In: Asociación Argentina de Mecánica Computacional. Buenos Aires, Argentina, págs. 8869-8880, Novembro 2010.
ARAÚJO, J. M, Curso de concreto armado. 2ª edição. Rio Grande: Dunas, 2003.
ASSOSIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6118: Projeto de estruturas de concreto ”“ Procedimento.Rio de Janeiro: ABNT, 2014. 256p.
ASSOSIAÇÃO BRASILEIRA DE NORMAS TÉCNICAS. NBR 6123: Força devido ao vento em edificações ”“ Procedimento.Rio de Janeiro: ABNT, 1988. 66p.
BASTOS P. S. S., Fundamentos do concreto armado, Departamento de Engenharia Civil, Faculdade de Engenharia, UNESP, São Paulo,2006.
BECK, A. T, Curso de Confiabilidade Estrutural, Universidade de São Paulo. São Paulo, Brasil, 2010.
CARVALHO, R. C.; FIGUEIREDO FILHO, J. R. Cálculo e detalhamento de estruturas usuais de concreto armado ”“ Segundo NBR 6118:2014. 4ª edição. São Carlos: EdUFSCar, 2014.
JCSS (Joint Committee on Structural Safety), 2001, “Probabilistic Model Code ”“ Part I”, Internet Publication, http://www.jcss.ethz.ch/.
MATLAB R2008b, 2007, The Language of Techinical Computing.
NOGUEIRA, H. A. T., 2006. Avaliação da confiabilidade de pilares curtos em concreto armado projetados segundo a NBR 6118:2003. Tese de mestrado ”“ Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2006.
PALIGA, C. M.; REAL, M. V.; FILHO, A. C., Estudo da confiabilidade de vigas de concreto armado deterioradas pela agressividade do ambiente marinho, Universidade Federal do Rio Grande, 2008.
SAGRILO, L. V. S.; LIMA, E. C. P., 2002, Apostila curso confiabilidade estrutural, Programa de Engenharia Civil, COOPE-UFRJ, Rio de janeiro.
SANTOS, D. M.; STUCCHI, F. R.; BECK, A. T., Confiabilidade de vigas projetadas de acordo com as normas brasileiras. Revista IBRACON de Estruturas e Materiais. Vol. 7, Número 5. págs. 723-746. Outubro 2014.
TORRES, J. V. S.; AFONSO, S. M. B.; FONTE, A. O. C., Estudo comparativo do uso das normas americana e brasileira no dimensionamento e otimização de pórticos de concreto armado, Recife, p.1-16, 2002.
TORRES, J. V. S., 2009. Uma metodologia para verificação da segurança e dimensionamento ótimo de dutos com defeitos causados por corrosão, Tese de doutorado ”“ Universidade Federal de Pernambuco, Recife, 2009.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.