ESTUDO DO COMPORTAMENTO ESTRUTURAL DE TRELIÇAS DE AÇO EM FORMA DE ARCO UTILIZADAS NO PROJETO DE COBERTURAS PROTENDIDAS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i3.21441Palavras-chave:
Treliças de aço protendidas. Efeito da protensão. Modelagem numérica.Resumo
O efeito da protensão pode ser introduzido sobre estruturas de aço, de tal modo que é adicionado um estado de tensões oposto ao estado proveniente das cargas de sucção devidas a ação do vento atuante sobre a estrutura. Dentro deste escopo, este trabalho visa apresentar os resultados obtidos em um estudo teórico do comportamento estrutural de treliças de aço utilizadas no projeto de coberturas protendidas. Para tal, a modelagem numérica é realizada com base em formulações lineares, a partir do emprego do Método dos Elementos Finitos (MEF), com base no uso do programa computacional SAP2000-V17. Com base nos resultados obtidos através de uma análise linear, no que tange a comparações entre os valores de resistência das treliças protendidas investigadas, são estabelecidas conclusões e recomendações de projeto. Cabe ressaltar que a economia de material obtida na solução estrutural com base no uso da protensão é resultante do aumento dos níveis de esforços de tração nas barras da estrutura, diminuindo-se as de compressão que são menos eficientes. Neste sentido, as soluções estruturais com protensão apresentam diversas vantagens que compensam o custo adicional da protensão.
Downloads
Referências
ABNT: Associação Brasileira de normas técnicas, 2006. NBR-6327: “Cabos de Aço para Geral- Requisitos Mínimos”.
ABNT: Associação Brasileira de normas técnicas, 2008. NBR-8800: “Projeto de Estruturas de Aço e de Estruturas Mista de Aço e Concreto de Edifícios”.
Belenya, E. 1977, “Prestressing Load-Bearing Metal structures”, Mir Publisher, Moscow.
Bhargavi. E.; Rama. G. V; “Comparative Parametric Study of Steel Bridge Trusses by Applying External Prestressing”, July, 2015. International Journal of Engineering Technology, Management and applied Sciences.
Dischinger, I. F. (1979), “Prestressed Structural Steel”, pp. 60-73.Technical University of Berlin, Germany.
Gkantou. M.; Theofanous. M.; Baniotopoulos. C., “Optimisation of High Strength Steel Prestressed Trusses”Congress on Computational Mechanics, 12 July, 2015.
Magnel, G. 1954. Prestressed Concrete, Third Edition, London.
PTIA, 2007. “Post-Tensioning Institute of Australia Limited”, Disponível em :www.s-squared.com.au>. Acesso em: 20 de jul.2014.
SAP2000-V17. “Computers and Structures”. Finite Element Analysis-User’s Manual.
Troitsky, M. S. _1990_. “Prestressed Steel Bridges: Theory and Design”, Professor of Engineering Concordia University, Montreal Van Nostrand Reinhold Company, New York.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.