COMPORTAMENTO DE VIGAMENTOS TIPO STUB-GIRDER MODIFICADO

Autores

  • Antonyony Carlos Jordão Heitor
  • Sebastião Arthur Lopes de Andrade

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i3.21446

Palavras-chave:

Stub-girder. Modelagem numérica. Comportamento estrutural.

Resumo

Neste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa sobre o comportamento estrutural de um sistema de vigamento de piso tipo stub-girder (Ritchie,1984), modificado para melhor aproveitamento dos perfis em sua fabricação. O estudo preliminar é baseado na modelagem numérica com base na análise linear elástica e posteriormente para formulações não lineares a partir do Método dos Elementos Finitos (MEF), com uso do software ANSYS. O cálculo numérico das resistências foi obtido através da norma CAN-S16-10, Design of steel structures, 2010, da CSA (Canadian Standards Association), para as seções críticas do sistema, que foram encontradas através do critério de von Mises. Com base nos resultados obtidos, foram feitas recomendações de projeto do sistema e foram avaliadas as condições de economia de material quando comparadas às vigas mistas. Com vistas à fase de construção, é feita a discussão sobre a possibilidade de obtenção de um método construtivo industrializado, já que o sistema de fabricação é caracterizado pela rapidez de fabricação e a montagem é feita através de painéis pré-fabricados, o que dispensa escoramento na fase de concretagem.

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Referências

ANSYS 15.0 ®, 2014. ANSYS ”“ Inc. Theory Reference.

Canadian Standard Association, 2010. S-16, Design of Steel Structures.

Colaco, Joseph P., 1972, Stub-girder system for high-rise buildings. Engineering Journal-American Institute of Steel Construction Inc.

Hill, R., 1983. The Mathematical Theory of Plasticity. New York: Oxford University Press.

Ritchie, J. K., Chien, E. Y. L., 2008 Design and Construction of Composite Floor Systems. CISC.

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Publicado

2017-01-25

Como Citar

Heitor, A. C. J., & Andrade, S. A. L. de. (2017). COMPORTAMENTO DE VIGAMENTOS TIPO STUB-GIRDER MODIFICADO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(3), 190–202. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i3.21446