COMPORTAMENTO DE VIGAMENTOS TIPO STUB-GIRDER MODIFICADO
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i3.21446Palavras-chave:
Stub-girder. Modelagem numérica. Comportamento estrutural.Resumo
Neste trabalho foi desenvolvida uma pesquisa sobre o comportamento estrutural de um sistema de vigamento de piso tipo stub-girder (Ritchie,1984), modificado para melhor aproveitamento dos perfis em sua fabricação. O estudo preliminar é baseado na modelagem numérica com base na análise linear elástica e posteriormente para formulações não lineares a partir do Método dos Elementos Finitos (MEF), com uso do software ANSYS. O cálculo numérico das resistências foi obtido através da norma CAN-S16-10, Design of steel structures, 2010, da CSA (Canadian Standards Association), para as seções críticas do sistema, que foram encontradas através do critério de von Mises. Com base nos resultados obtidos, foram feitas recomendações de projeto do sistema e foram avaliadas as condições de economia de material quando comparadas à s vigas mistas. Com vistas à fase de construção, é feita a discussão sobre a possibilidade de obtenção de um método construtivo industrializado, já que o sistema de fabricação é caracterizado pela rapidez de fabricação e a montagem é feita através de painéis pré-fabricados, o que dispensa escoramento na fase de concretagem.
Downloads
Referências
ANSYS 15.0 ®, 2014. ANSYS ”“ Inc. Theory Reference.
Canadian Standard Association, 2010. S-16, Design of Steel Structures.
Colaco, Joseph P., 1972, Stub-girder system for high-rise buildings. Engineering Journal-American Institute of Steel Construction Inc.
Hill, R., 1983. The Mathematical Theory of Plasticity. New York: Oxford University Press.
Ritchie, J. K., Chien, E. Y. L., 2008 Design and Construction of Composite Floor Systems. CISC.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.