AVALIAÇÃO DE PROJETO SOBRE O ESTADO LIMITE DE SERVIÇO DE PASSARELAS SUBMETIDAS À AÇÃO DINÂMICA DO CAMINHAR DOS PEDESTRES

Autores

  • Irwing Aguiar Ribeiro da Silva UERJ
  • Gilvan Lunz Debona
  • José Guilherme Santos da Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20750

Palavras-chave:

Passarelas de pedestres. Dinâmica Estrutural. Conforto humano.

Resumo

Passarelas são frequentemente submetidas a ações dinâmicas decorrentes da travessia de pedestres. O avanço tecnológico da engenharia estrutural e o uso de novos materiais têm originado passarelas cada vez mais esbeltas e, portanto, com maiores níveis de vibrações acarretando desde o desconforto aos usuários até riscos à segurança estrutural,nos piores casos, com acidentes fatais. Um exemplo atual diz respeito à ciclovia Tim Maia,localizada na cidade do Rio de Janeiro/RJ, Brasil, com carregamentos predominantementede natureza dinâmica como o caminhar de pedestres, o tráfego de ciclistas, a ação do vento ea ação excepcional das ondas do mar. Assim sendo, este trabalho de pesquisa objetivainvestigar um conjunto representativo de quinze passarelas quanto aos níveis de confortohumano, sob a ação dinâmica de pedestres, segundo as metodologias propostas nos guiasinternacionais de projeto HIVOSS [Human induced vibration of steel structures] e SÉTRA[Footbridges: assessment of vibrational behaviour of footbridges under pedestrian loading].Cabe ressaltar, com base nos resultados alcançados ao longo deste estudo, que inúmeraspassarelas apresentaram problemas associados ao desconforto humano dos pedestres.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSYS Swanson Analysis Systems, Inc., P. O. Box 65, Johnson Road, Houston, PA, 15342-0065. Release 11.0, SP1 UP20070830, ANSYS, Inc. is a UL registered ISO 9001:2000 Company. Products ANSYS Academic Research, 2007.

Bachmann H., W.J Ammann, F. Deischl, J. Eisenmann, J. Floegl, G.H. Hirsch, et al., 1995. Vibrations in structures induced by man and machines. Basel (Switzerland):Institut für Baustatik und Konstruktion, Birkhäuser.

Debona, G.L., 2011. Modelagem do comportamento dinâmico de passarelas tubulares em aço e mistas (aço-concreto). Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Duarte, I.F.B., 2016. Análise de vibrações e avaliação de conforto humano sobre passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com base no emprego de modelos biodinâmicos. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Ellis, B.R, 2000. On the response of long-span floors to walking loads generated by individuals and crowds. The Structural Engineer, 78: 17-25.

Feitosa, F.F., 2012. Análise dinâmica de passarelas de pedestres mistas (aço-concreto) com aberturas na alma de vigas de aço. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Figueiredo, F.P., 2005. Estudo do comportamento dinâmico de passarelas devido ao caminhar de pedestres. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

HIVOSS Human Induced Vibration of Steel Structures, 2008. Design of Footbridges Guideline. Research Fund for Coal and Steel.

Lima, N.L. de A, 2007. Efeito da modelagem do carregamento, do impacto do calcanhar humano e do amortecimento estrutural na resposta dinâmica de passarelas mistas. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Mendes, J.P., 2014. Análise dinâmica e controle de vibrações de passarelas de pedestres submetidas ao caminhar humano. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Murray, T.M., Allen, D.E., Ungar, E.E, 2003. Floor vibrations due to human activity, Steel Design Guide Series. American Institute of Steel Construction, AISC, Chicago, USA.

Peña, W.D.L., 2015. Modelagem do caminhar humano e avaliação do conforto humano de passarelas de pedestres. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

SÉTRA Footbridge, 2006. Assessment of Vibrational Behaviour of Footbridge Under Pedestrian Loading, Technical guide. Service d’Etudes Techniques des Routes et Autoroutes, Paris, França.

Souza, J.M.S., 2012. Análise da resposta dinâmica de passarelas de pedestres considerando-se uma modelagem probabilística do caminhar humano. Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro/RJ, Brasil.

Zúñiga, J. E. V, 2011. Análise da resposta dinâmica experimental de uma passarela tubular mista, aço-concreto, submetida ao caminhar humano, Dissertação de Mestrado, Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil, PGECIV, Universidade do Estado do Rio de Janeiro, UERJ, Rio de Janeiro, Brasil.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Ribeiro da Silva, I. A., Debona, G. L., & Silva, J. G. S. da. (2017). AVALIAÇÃO DE PROJETO SOBRE O ESTADO LIMITE DE SERVIÇO DE PASSARELAS SUBMETIDAS À AÇÃO DINÂMICA DO CAMINHAR DOS PEDESTRES. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(2), 182–201. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20750

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)