ANÁLISE DINÂMICA NÃO DETERMINÍSTICA E AVALIAÇÃO DE CONFORTO HUMANO SOBRE EDIFÍCIOS MISTOS (AÇOCONCRETO) SUBMETIDOS À AÇÃO DE CARGAS DE VENTO

Autores

  • Rafael Rangel Barboza UERJ
  • José Guilherme Santos da Silva UERJ

DOI:

https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20744

Palavras-chave:

Edifícios mistos (aço-concreto). Dinâmica de estrutural. Conforto humano.

Resumo

Edifícios altos são caracterizados por um elevado grau de esbeltez, o que os torna mais suscetíveis a problemas referentes a vibrações excessivas, por exemplo, quando submetidos à ação dinâmica do vento. De acordo com uma tendência mundial de projeto, a crescente quantidade de edifícios altos torna o estudo do comportamento estrutural estático e dinâmico destes sistemas estruturais de grande importância para a engenharia civil, principalmente no que se refere à estabilidade global, segurança e durabilidade das construções. Desta maneira, este trabalho de pesquisa tem por objetivo principal o de investigar o comportamento estrutural dinâmico não determinístico de um edifício misto (aço-concreto) de 48 pavimentos, quando submetido à ação das cargas de vento. O conforto humano da edificação investigada é avaliado em situações correntes de projeto. O modelo numérico é desenvolvido no âmbito do programa computacional de elementos finitos ANSYS, empregando-se técnicas usuais de discretização. Os resultados obtidos ao longo das análises numéricas realizadas sobre o modelo estrutural em estudo, em termos dos valores dos deslocamentos e acelerações de pico, são comparados com os valores limites estabelecidos por normas técnicas e guias de projeto, de modo a avaliar de forma crítica os níveis de conforto humano do edifício em estudo.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ANSYS Swanson Analysis Systems Inc., 2009. Theory Reference (versão 12.1).

Associação Brasileira de Normas Técnicas, 1988. NBR 6123 - Forças devidas ao vento em edificações, Rio de Janeiro.

Associação Brasileira de Normas Técnicas, 2008. NBR 8800 - Projeto de estruturas de aço e de estruturas mistas de aço e concreto de edifícios, Rio de Janeiro.

Bachmann, H., Hirsch, G., 1995. Vibration problems in structures: practical guidelines. Birkhäuser. Berlim.

Barboza, R, R, 2016. Análise do comportamento dinâmico, avaliação de conforto humano e controle de vibrações de edifícios altos submetidos à ação não determinística do vento com base na consideração do efeito da interação solo-estrutura, Tese de Doutorado, Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro.

Barboza, R. R., Silva, J. G. S., 2015. Análise de conforto humano em edifícios altos submetidos à ação não determinística do vento. . In XXXVI Iberian Latin American Congress on Computational Methods in Engineering (CILAMCE), pp. 1-18.

Blessmann, J., 2001. Acidentes causados pelo vento. 4ª edição. Editora da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre.

Franco, M., Medeiros, S. R. P., 2011. O método do “vento sintético” - Novas considerações. Revista TQS News. n 33, pp. 38-46.

Mendonça, F. R. S., 2012. Avaliação do efeito da interação solo ”“ estrutura sobre o comportamento estrutural de edificações em aço e mistas (aço”“concreto). Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil, Universidade do Estado do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro.

Obata, S. H., 2009. Vento sintético e a simulação de Monte Carlo - uma forma de considerar a característica aleatória e instável do carregamento do vento em estruturas. Exacta, vol. 7, n. 1, pp. 77-85.

Rios, M. P., 2015. Efeito de amortecedores no comportamento dinâmico de edifícios altos submetidos a cargas de vento. Dissertação de Mestrado. Programa de Pós Graduação em Estruturas. Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro/Rio de Janeiro.

Downloads

Publicado

2017-01-10

Como Citar

Barboza, R. R., & Silva, J. G. S. da. (2017). ANÁLISE DINÂMICA NÃO DETERMINÍSTICA E AVALIAÇÃO DE CONFORTO HUMANO SOBRE EDIFÍCIOS MISTOS (AÇOCONCRETO) SUBMETIDOS À AÇÃO DE CARGAS DE VENTO. Revista Interdisciplinar De Pesquisa Em Engenharia, 2(2), 122–141. https://doi.org/10.26512/ripe.v2i2.20744

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)