UM ESTUDO COMPARATIVO ANALÍTICO E NUMÉRICO DA PLACA CIRCULAR ANULAR SUPERIOR DA CATEDRAL DE BRASÍLIA
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i24.21012Palavras-chave:
Laje Circular Anular. Cálculo Analítico e Numérico de Placas. Catedral de Brasília. Método dos Elementos Finitos.Resumo
A Catedral de Brasília, com sua planta circular e elementos hiperbólicos, se apresenta como uma das referências em termos de concepção, cálculo e dimensionamento estrutural dentre as obras do Brasil. No presente trabalho, foram desenvolvidos modelos estruturais para a placa circular anular superior de cobertura. A partir de tais modelos, foi realizado um estudo analítico e numérico via MEF, por meio do programa computacional SAP2000®, buscando-se compreender o comportamento suposto e provável desta placa de cobertura. Ao se comparar a avaliação numérica via MEF com o cálculo analítico, estabelecendo as correlações entre essas duas formas de análise estrutural, verifica-se que uma solução analítica básica utilizando as teorias da época pode estar a favor da segurança ou contra, dependendo da condição de contorno adotada e das considerações de carga definidas para a avaliação estrutural, demonstrando a importante decisão tomada pelos engenheiros da época ao solucionar o problema deste projeto único.
Downloads
Referências
Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida. História e Linha do Tempo. Em: < http://catedral.org.br/ >. Acesso em 27 de junho de 2016.
IAB (org.) Guia de obras de Oscar Niemeyer: Brasília 50 anos. ”“ Brasília: Instituto dos Arquitetos do Brasil: Câmara dos Deputados, Edições Câmara (Série obras em parceria; n. 1), 2010.
Müller, Fábio, 2003. Catedral de Brasília, 1958-70: Redução e Redenção, Cadernos de Arquitetura e Urbanismo 10 (11) (2003) 9-34.
Paschoalin, Rachel Filgueiras. 2012. Restauração da Catedral de Brasília: Desafios e Conflitos da Restauração da Arquitetura Moderna. Dissertação de Mestrado. Mestrado em Ambiente Construído, Faculdade de Engenharia, Universidade Federal de Juiz de Fora.
Pessoa, Diogo Fagundes, 2002. A estrutura da catedral de Brasília: aspectos históricos, científicos e tecnológicos de projeto, execução, intervenções e proposta de manutenção. Dissertação de Mestrado, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, Faculdade de Tecnologia, Universidade de Brasília ”“ Unb.
Pessoa, Diogo Fagundes, & Teatini, J. Carlos. 2002. Catedral de Brasília: Histórico de Projeto/Execução e Análise da Estrutura. Revista Internacional de Desastres Naturales, Accidentes e Infraestructura Civil. Volume 2, No. 2, 2002. p. 21-30.
Porto, Cláudia Estrela. 2013. Um estudo comparativo da forma estrutural de dois monumentos religiosos em Brasília: a catedral e o estupa tibetano. Volume 7, No. 9 (Serial No. 70), pp. 1092-1110 Journal of Civil Engineering and Architecture, ISSN 1934-7359, USA.
Scottá, Luciane. 2010. Arquitetura Religiosa de Oscar Niemeyer em Brasília. Dissertação de Mestrado. Programa de Pesquisa e Pós-Graduação, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de Brasília ”“ Unb.
Szilard, Rudolph. 2004. Theories and applications of plate analysis: classical, numerical and engineering methods. Copyright © 2004 John Wiley & Sons, Inc.
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.