ANÁLISE TERMOELÁSTICA EM CONCRETO MASSA UTILIZANDO O MÉTODO DOS ELEMENTOS FINITOS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20778Palavras-chave:
Elastodinˆamica. Transferˆencia de Calor. Elementos Finitos. Python. Concreto Massa.Resumo
Nesse trabalho serao apresentados os modelos matemáticos para o problema elastodinâmico plano e para o problema da transferencia de calor, em seguida suas respectivas discretizacoes por meio do metodo dos elementos finitos. Ambos os modelos sao utilizados para descrever o problema de inducao de tensoes causadas por efeitos nao mecânico, por exemplo, efeitos termicos. Em grandes estruturas de concreto massa a induc¸ ˜ao de tensoes por efeitos termicos pode ser nociva `a integridade da estrutura, uma variação de 10C pode ser suficiente para induzir tensoes de tracao superiores `as tensões últimas resistidas pelo material. Os problemas podem ser tratados de forma independente assumindo que a resposta mecânica nao afeta as condicoes do problema térmico, um pseudo acoplamento que simplifica a implementação computacional. A solução das equações discretas pelo método dos elementos finitos ´e realizada por meio das bibliotecas elastopy e diffuspy, produzidas em Python, ambas são softwares livres e estão disponibilizadas atraves do ındice de pacotes PyPi.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.