UM ESTUDO COMPARATIVO DOS ESFORÇOS NAS VIGAS DE PONTES EM GRELHA UTILIZANDO MÉTODOS ANALÍTICOS E COMPUTACIONAIS
DOI:
https://doi.org/10.26512/ripe.v2i26.20836Palavras-chave:
Grelhas. Engersser-Courbon. Elementos Finitos. Tabuleiro de Pontes.Resumo
Baseando-se em estudos anteriores, este trabalho propõem a comparação entre o método analítico proposto por Courbon/Engesser com o método numérico utilizado pelo software SAP2000 ”“ MEF- para o cálculo de tabuleiros de pontes tipo grelha. São analisados os resultados obtidos pela linha de influência das reações e dos momentos fletores em vigas que compõem as longarinas de uma ponte simplificada por uma grelha de duas longarinas e uma transversina central. Esses resultados são obtidos quando se passeia uma carga pontual pelo eixo da transversina através de hipóteses simplificadoras, simulando um trem tipo. Adotando-se como condições de contorno as hipóteses do método simplificado, os resultados obtidos pelo SAP validam o método utilizado.
Downloads
Referências
GÓES, J.N., DIAS, A.A., Comparação de três métodos de cálculo para pontes de madeira protendida transversalmente.2005. Revista Sul-Americana de Engenharia Estrutural. pp.93. São Carlos
MARTIN, S. F. J, 1981. Cálculo de tabuleiros de pontes. Livraria Ciência e Tecnologia Editora São Paulo. pp.228. São Paulo.
MELO, H.S., 2015. Análise comparativa entre métodos analítico e computacional para cálculo de tabuleiro de pontes em grelhas. Seminário de mestrado em estruturas e construção civil. Universidade de Brasília, Departamento de Engenharia Civil e Ambiental, pp.32. Brasília.
O’CONNOR, C., 1976. Pontes: Superestruturas.v.2.Editora da Universidade de São Paulo Livros Técnicos e Científicos Editora S.A. pp.495. São Paulo.
QUIROGA, A. F. S., 1983. Calculo de estructuras de puentes de hormigon. Editora Rueda. pp.747. Madrid.
SÜSSEKIND, J. P., 1973. Curso de análise estrutural: método das deformações ”“ processo de cross.v.3, Editora Globo. pp.293, São Paulo.
STUCCHI, F. R., 2006, Notas de aula: Pontes e grandes estruturas, Universidade de São Paulo, Escola Politécnica, Departamento de Estruturas e Fundações, pp.100. São Paulo
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, sendo o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License o que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado.