TRAUMATISMO CRANIOENCEFÁLICO INFANTIL:
UMA REVISÃO DA LITERATURA
Palavras-chave:
Saúde pública, NeurologiaResumo
Objetivo: apresentar uma revisão crítica do traumatismo cranioencefálico infantil, na tentativa de eleger os principais aspectos investigados ultimamente. Método: trata-se de estudo de revisão bibliográfica dos artigos publicados na base de dados Scielo no período de 2000 a 2010. Resultados: foram analisados 10 artigos, dos quais emergiram quatro categorias: causas de TCE infantil, prognóstico de crianças vítimas de TCE, tratamento de crianças vítimas de TCE e complicações da terapêutica empregada a crianças vítimas de TCE. Conclusões: há consenso entre os autores pesquisados que os fatores relacionados com o melhor prognóstico de crianças vítimas de TCE, ainda permanecem vago e incerto. Acrescentam ainda que o sucesso do atendimento desta clientela relaciona ao controle das complicações oriundas do trauma cerebral e que em sua grande maioria estes são corrigíveis ou evitável.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).