Estado nutricional e consumo alimentar de hipertensos e diabéticos em uma unidade de saúde/Várzea Grande/MT
Palavras-chave:
Atenção primária à saúde, Estado nutricional, Diabetes melittus, hipertensãoResumo
O presente trabalho teve como objetivo estudar o estado nutricional e consumo alimentar de hipertensos e diabéticos cadastrados na Unidade Básica de Saúde Baltazar Pereira no município de Várzea Grande ”“ MT. Trata-se de um estudo epidemiológico, de delineamento transversal, onde participaram 146 indivíduos. A coleta dos dados aconteceu de outubro de 2010 a janeiro de 2011 utilizando-se de um questionário/formulário previamente elaborado, contendo questões pertinentes a dados sociodemográficos e antropométricos bem como características referentes ao padrão alimentar baseadas no Guia Alimentar de Bolso. Notou-se um predomínio de indivíduos idosos (62,3%), do sexo feminino (75,6%), de baixa escolaridade (74% não cursou Ensino Médio), baixa aquisição econômica (97,9% com renda familiar abaixo de 5 salários mínimos), além de sedentarismo(74%) e sobrepeso ou obesidade (73,3%). Quanto a alimentação, 27,4% fazem no mínimo 5 refeições diárias, 95,7% não adicionam sal à comida pronta e 39,7% fazem a leitura das informações nutricionais contidas no rótulo dos alimentos. Diante disso, percebe-se a necessidade de ações que promovam uma alimentação saudável voltada a esse público e a prática de exercícios físicos como formas de controle do peso corporal e prevenção de agravos à saúde.
Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).