Perfil sociodemográfico de acompanhantes de pacientes e suas concepções sobre atenção recebida
Resumo
O estudo objetivou conhecer o perfil sociodemográfico de acompanhantes em unidades de internação para adultos e crianças e suas concepções sobre a qualidade da atenção recebida. Modalidade survey conduzido em Hospital Universitário de Brasília. Foram incluídos 95 acompanhantes, período de novembro de 2009 a novembro de 2010. Coleta de dados efetuada por meio de questionário adaptado. A maioria dos entrevistados (86,3%) foi composta por mulheres adultas jovens, representadas por mães, esposas, filhas, e presença de cuidadores remunerados. Aspectos como a avaliação sobre instalações e condições ambientais do hospital; acesso e presteza dos serviços; e clareza das informações fornecidas foi considerada boa ou muito boa. O estudo confirmou que problemas inerentes à presença do acompanhante e a inserção da rede social da pessoa hospitalizada são persistentes. Torna-se necessário redefinir o papel do acompanhante considerando-se a complexidade de sua inserção no contexto hospitalar como forma de atender a apolítica de humanização da assistência em saúde.
Downloads
Downloads
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).