COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO DO VOLUNTARIADO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO

Autores

  • Débora Regina Czupriniaki UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC
  • OSVALDO DANIEL DOS SANTOS PINHEIRO UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC

DOI:

https://doi.org/10.26512/gs.v10i3.26392

Palavras-chave:

Voluntário; Voluntariado Hospitalar; ONGs; Terceiro Setor; Desempenho

Resumo

As organizações são instigadas a buscar maior competitividade no mercado e o foco, a cada dia, volta-se para as pessoas e suas competências. O capital humano passa a ser mais valorizado nas organizações, que adotaram nova forma de investir no desenvolvimento dessas competências. O trabalho caracterizou-se por uma pesquisa qualitativa, de caráter exploratório, realizada através de estudo de caso no Instituto do Câncer Infantil do Rio Grande do Sul. Foram entrevistados 10 voluntários em atividade no Hospital Conceição, ligados ao Instituto do Câncer Infantil. Da pesquisa emergiram categorias iniciais ligadas às 10 categorias intermediárias da categoria final Competências e 6 categorias iniciais ligadas à 3 categorias intermediárias da categoria final Desempenho. Foram identificadas as competências que apoiam o desempenho do voluntariado hospitalar do ICI em atuação no Hospital Conceição, alcançando o objetivo da pesquisa. Como implicação gerencial, identificou-se a necessidade de manualização das atividades dos voluntários hospitalares em todos os hospitais parceiros do ICI.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Débora Regina Czupriniaki, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC

Formação Profissional: Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul ”“ UNISC e possui graduação em Administração de Empresas pela Faculdade Integrada São Judas Tadeu.

Cargo e Instituição a qual está vinculado: É sócia honorária do Instituto do Cancêr Infantil do RS. Atua como coordenadora de lojas nos principais eventos de arrecadação e parte hospitalar do ICI/RS.

OSVALDO DANIEL DOS SANTOS PINHEIRO, UNIVERSIDADE DE SANTA CRUZ DO SUL - UNISC

Doutorando do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), Graduado em Administração da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Possui MBA - em Marketing Estratégico pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), atuando em linha de pesquisa - estratégias de marketing. Também tem experiência na área de gestão de postos de combustíveis e gestão de empresas familiares

Referências

Dutra JS, Hipólito AM, Silva CM. Gestão de pessoas por competência: o caso de uma empresa do setor de telecomunicações. Revista de Administração Contemporânea. 2009; 4(1): 161-176.

Oliveira Júnior MM. Competências essenciais e conhecimento na empresa. In: Ortiz LMN (org). Voluntariado: craques na arte de bem receber. Porto Alegre: Natural; 2010.

Stebbins RA. Would you volunteer? Social Science and Public Policy. 2009; 46: 155-159.

Dohme VDA. Voluntariado, equipes produtivas: como liderar ou fazer parte de uma delas. São Paulo: Editora Mackenzie; 2001.

Camargo MF. Gestão do terceiro setor no Brasil. São Paulo: Futura; 2002.

Drucker PF. Administração de Organizações Sem Fins Lucrativos: princípios e práticas. São Paulo: Pioneira Thomson Learning; 2002.

Handy F, Srininvasan N. Valuing Volunteers: An Economic Evaluation of the Net Benefits of Hospital Volunteers. Nonprofit and Voluntary Sector Quaterly. 2004; 33(1): 28-54.

Mellow M. Hospital Volunteers and Carework. Canadian Review of Sociology & Anthropology. 2007; 44(4): 451-467.

Hotchkiss RB, Fottle MD, Unruh L. Valuing volunteers: the impact of volunteerism on hospital performance. Academy of Management Annual Meeting Proceedings. 2008; 1(6).

Oliveira GF, Dantas FDC, Fonseca PN. O impacto da hospitalização em crianças de 1 a 5 anos de idade. Revista SBP. 2004; 7(2): 37-54.

Garcia E. Marketing na Saúde ”“ humanismo e lucratividade. Goiânia: AB; 2005.

Brandão HP. Competências no trabalho: uma análise da produção científica brasileira. Estudos de Psicologia. 2007; 12(2): 149-158.

Fleury A, Fleury MTL. Estratégias empresariais e formação de competências: um quebra-cabeça caleidoscópio da indústria brasileira. São Paulo: Atlas; 2001.

Thiry-Cherques HR. Saturação em pesquisa qualitativa: estimativa empírica de dimensionamento. Revista PMKT. 2009; 3: 20-27.

Bardin L. Análise de conteúdo. 4. ed. Lisboa: Edições 70; 2008.

Cunha MP, Rego A, Cunha RC, Cabral-Cardoso C, Marques CA, Gomes JF. Manual de gestão de pessoas e do capital humano. Lisboa: Edições Sílabo; 2008.

Brudney JL, Hager MA. Volunteer management practices and retention of volunteers. Washington DC: The Urban Institute; 2004.

Meyer V, Pascucci L, Murphy JP. Volunteers in Brazilian Hospitals: Good Citizens or Strategic Agents? Voluntas: International Journal of Voluntary and Nonprofit Organizations. 2013; 2: 293.

Downloads

Publicado

30-09-2019

Como Citar

1.
Czupriniaki DR, PINHEIRO ODDS. COMPETÊNCIAS E DESEMPENHO DO VOLUNTARIADO HOSPITALAR: UM ESTUDO DE CASO. Rev. G&S [Internet]. 30º de setembro de 2019 [citado 21º de novembro de 2024];10(3):323-42. Disponível em: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/26392

Edição

Seção

Artigos Originais