O auto cuidado com a fístula arteriovenosa realizado pelos doentes renais crônicos da região sul de Mato Grosso

Auteurs-es

  • Camila Aoki Reinas
  • Grasiele de Oliveira Nunes UFMT
  • Magda de Mattos UFMT

Mots-clés :

Cuidados de enfermagem, Educação em saúde, Fistula arteriovenosa

Résumé

Objetivou-se conhecer os cuidados com a fístula arteriovenosa realizados pelo doente renal crônico e a atuação do enfermeiro nesses cuidados. Trata de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido com 20 pacientes em uma clínica de diálise de Rondonópolis (MT), através de entrevista individual utilizando um questionário semi estruturado. A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo na forma categorial preconizado por Bardin, originando duas categorias: o auto cuidado com a fístula arteriovenosa e o enfermeiro na educação em saúde. Na categoria o autocuidado com a fistula arteriovenosa, 70% receberam orientações do enfermeiro a respeito dos cuidados com a fistula, cujo mais citado foi o de “não pegar peso”. No entanto, quando questionados sobre o motivo da realização de tal cuidado, grande parcela não soube explicar. Na categoria o enfermeiro na educação em saúde, o enfermeiro foi citado exclusivamente apenas uma vez como responsável pelas orientações sobre os cuidados com a FAV. Diante dos resultados, observou-se déficit de informações desses pacientes, no que concernem aos motivos que justificam a necessidade de cuidados da mesma, o que é algo preocupante.

Téléchargements

Les données relatives au téléchargement ne sont pas encore disponibles.

Bibliographies de l'auteur-e

Grasiele de Oliveira Nunes, UFMT

Enfermeira. Graduada pela Universidade Federal de Mato Grosso, Campus Universitário de Rondonópolis.

Magda de Mattos, UFMT

Enfermeira. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela Universidade Federal de Santa Maria. Mestre em Enfermagem pela Universidade Federal de Mato Grosso. Coordenadora do Curso de Enfermagem da Universidade Federal de Mato Grosso , Campus Universitário de Rondonópolis.

Téléchargements

Publié-e

2017-07-26

Comment citer

1.
Reinas CA, Nunes G de O, de Mattos M. O auto cuidado com a fístula arteriovenosa realizado pelos doentes renais crônicos da região sul de Mato Grosso. Rev. G&S [Internet]. 26 juill. 2017 [cité 4 juill. 2024];3(1):294-307. Disponible à: https://periodicos.unb.br/index.php/rgs/article/view/99

Numéro

Rubrique

Artigos Originais