O auto cuidado com a fístula arteriovenosa realizado pelos doentes renais crônicos da região sul de Mato Grosso
Palabras clave:
Cuidados de enfermagem, Educação em saúde, Fistula arteriovenosaResumen
Objetivou-se conhecer os cuidados com a fístula arteriovenosa realizados pelo doente renal crônico e a atuação do enfermeiro nesses cuidados. Trata de um estudo descritivo e exploratório de abordagem qualitativa, desenvolvido com 20 pacientes em uma clínica de diálise de Rondonópolis (MT), através de entrevista individual utilizando um questionário semi estruturado. A análise dos dados se deu pela análise de conteúdo na forma categorial preconizado por Bardin, originando duas categorias: o auto cuidado com a fístula arteriovenosa e o enfermeiro na educação em saúde. Na categoria o autocuidado com a fistula arteriovenosa, 70% receberam orientações do enfermeiro a respeito dos cuidados com a fistula, cujo mais citado foi o de “não pegar peso”. No entanto, quando questionados sobre o motivo da realização de tal cuidado, grande parcela não soube explicar. Na categoria o enfermeiro na educação em saúde, o enfermeiro foi citado exclusivamente apenas uma vez como responsável pelas orientações sobre os cuidados com a FAV. Diante dos resultados, observou-se déficit de informações desses pacientes, no que concernem aos motivos que justificam a necessidade de cuidados da mesma, o que é algo preocupante.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença