Lean Healthcare
Proposta Para O Aperfeiçoamento Da Gestão De Uma Emergência Pediátrica
DOI :
https://doi.org/10.26512/rgs.v15i1.51509Mots-clés :
Gestão da Qualidade Total, Medicina de Emergência Pediátrica. , Fluxo de Trabalho.Résumé
Os serviços de emergência na maior parte dos países vivenciam um aumento substancial em seu volume de atendimento. À vista disso, gestores têm buscado alternativas para melhoria de processos, as quais permitam aprimorar o atendimento prestado. O conceito lean estabelece o que é valor para o cliente, eliminando desperdícios e buscando a melhoria contínua dos processos. Este
estudo objetiva propor o aperfeiçoamento da gestão do atendimento aos pacientes da emergência pediátrica da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre, utilizando a abordagem pela metodologia lean. Realizaram-se uma revisão sistemática da literatura para ampliar o conhecimento sobre o assunto e, posteriormente, um diagnóstico organizacional, que possibilitou o conhecimento
profundo da unidade hospitalar. O mapeamento de fluxo de valor foi utilizado e, por fim, um plano de ação foi elaborado para alcançar as metas estabelecidas. Os resultados observados foram a presença de desperdícios em todas as etapas dos atendimentos aos pacientes. Diante di sso, oportunidades de melhorias centrais foram sugeridas, como a alteração das portas de entrada e saída da emergência pediátrica e a criação de área de check-in e checkout. Assim, busca-se aprimorar a gestão para prestar um bom atendimento e garantir pacientes mais satisfeitos.
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