Caracterização das vítimas de trauma atendidas pelo sistema privado de resgate especializado em atendimento pré-hospitalar
Mots-clés :
Enfermagem, Enfermagem Médico-CirúrgicaRésumé
Este estudo teve por objetivo identificar as características epidemiológicas do paciente vítima de trauma atendido na Rodovia Fernão Dias pela equipe de atendimento pré-hospitalar na Base 6 Km 752 da BR 381. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa do tipo descritivo, transversal e documental. Compuseram a amostra os dados das vítimas de traumatismos atendidas pela equipe de resgate da referida base no período de janeiro a dezembro de 2012. O critério de amostragem foi do tipo intencional e não probabilístico. Os dados foram coletados a partir de dois instrumentos, RAS (Relatório de Atendimento do Socorrista) e RAME (Relatório de Atendimento Médico e de Enfermagem), utilizados para registro dos sinistros. Foram excluídos os formulários referentes aos agravos clínicos por não corresponderem ao objetivo desse estudo. Conclui-se que a maior parte da amostra foi representada por vítimas de 31 a 40 anos, o maior número dos atendimentos à s vítimas ocorreram nas sextas-feiras; foi observado o uso do cinto de segurança e a maioria das vítimas não apresentou lesões graves.
Téléchargements
Téléchargements
Publié-e
Comment citer
Numéro
Rubrique
Licence
Declaro que o presente artigo é original, não tendo sido submetido à publicação em qualquer outro periódico nacional ou internacional, quer seja em parte ou em sua totalidade. Declaro, ainda, que uma vez publicado na Revista Gestão & Saúde editada pela Universidade de Brasília, o mesmo jamais será submetido por mim ou por qualquer um dos demais coautores a qualquer outro meio de divulgação científica.
Através deste instrumento, em meu nome e em nome dos demais coautores, porventura existentes, cedo os direitos autorais do referido artigo à Revista Gestão & Saúde e declaro estar ciente de que a não observância deste compromisso submeterá o infrator a sanções e penas previstas na Lei de Proteção de Direitos Autorias (Nº9609, de 19/02/98).