Caracterização das vítimas de trauma atendidas pelo sistema privado de resgate especializado em atendimento pré-hospitalar
Palabras clave:
Enfermagem, Enfermagem Médico-CirúrgicaResumen
Este estudo teve por objetivo identificar as características epidemiológicas do paciente vítima de trauma atendido na Rodovia Fernão Dias pela equipe de atendimento pré-hospitalar na Base 6 Km 752 da BR 381. Tratou-se de uma pesquisa de abordagem quantitativa do tipo descritivo, transversal e documental. Compuseram a amostra os dados das vítimas de traumatismos atendidas pela equipe de resgate da referida base no período de janeiro a dezembro de 2012. O critério de amostragem foi do tipo intencional e não probabilístico. Os dados foram coletados a partir de dois instrumentos, RAS (Relatório de Atendimento do Socorrista) e RAME (Relatório de Atendimento Médico e de Enfermagem), utilizados para registro dos sinistros. Foram excluídos os formulários referentes aos agravos clínicos por não corresponderem ao objetivo desse estudo. Conclui-se que a maior parte da amostra foi representada por vítimas de 31 a 40 anos, o maior número dos atendimentos à s vítimas ocorreram nas sextas-feiras; foi observado o uso do cinto de segurança e a maioria das vítimas não apresentou lesões graves.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Declaro que el presente artículo es original y que no ha sido sometido a publicación en ninguna otra revista, ya sea nacional o internacional, ni en parte ni en su totalidad. Declaro, además, que una vez publicado en la Revista Gestión & Salud, editada por la Universidad de Brasilia, el mismo no será sometido por mí ni por ninguno de los demás coautores a ningún otro medio de divulgación científica.
Por medio de este instrumento, en mi nombre y en nombre de los demás coautores, si los hubiere, cedo los derechos de autor del referido artículo a la Revista Gestión & Salud y declaro estar consciente de que el incumplimiento de este compromiso someterá al infractor a las sanciones y penas previstas en la Ley de Protección de Derechos de Autor (Nº 9609, del 19/02/98).
Revista Eletrônica Gestão & Saúde está licenciado com uma Licença